Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Redução das emissões de CO2

Para enfrentar as alterações climáticas, está na altura, hoje mais do que nunca, de tomar medidas. Na qualidade de empresa responsável, a Air Liquide há muito que envida esforços para proteger o ambiente. Em 2018, o Grupo deu mais um passo neste sentido assumindo o ambicioso compromisso de reduzir a intensidade de carbono das suas atividades. A Air Liquide ajuda igualmente os clientes industriais a reduzirem as suas emissões de carbono, desenvolvendo novas tecnologias e competências que apoiem os clientes na transição para o baixo teor em carbono. Os nossos investimentos mais recentes no hidrogénio de baixo teor em carbono são também prova deste compromisso.

Reduzir as nossas emissões de CO2

A Air Liquide há muito que se comprometeu com um crescimento sustentável. Em 2018 já se tinha comprometido com uma redução de 30% da sua intensidade de carbono1, e continuará a cumprir os objetivos estabelecidos até 20252, tendo o Grupo definido metas mais ambiciosas para reduzir as emissões de CO2.

REDUÇÃO DE -33% DE EMISIONES DE CARBONO DE AQUÍ A 2035 

A Air Liquide compromete-se a diminuir em 33% as suas emissões de CO2 em valor absoluto até 2035. Aqui estão incluídas emissões diretas das suas unidades de produção e cogeração, mas também emissões indiretas provenientes da produção de eletricidade e vapor que o Grupo adquire para as suas operações.  

NEUTRALIDADE CARBÓNICA ATÉ 2050  

A Air Liquide compromete-se a atingir a neutralidade carbónica até 2050, alinhando o Grupo com os esforços internacionais para redução do aquecimento global traçados no Acordo de Paris. Isto significa aumentar a utilização de eletricidade de baixo teor em carbono para as operações, implementar tecnologias inovadoras de captura de carbono, otimizar as cadeias de abastecimento e melhorar a eficiência das nossas unidades de produção.

Desenvolver solucões de baixo teor em carbono para os nossos clientes e as empresas 

Não só estamos a asando a nossa pegada ecológica como também ajudamos os nossos clientes industriais a fazê-lo. Tirando partido das nossas competências e capacidades tecnológicas para a inovação, estamos a criar soluções mais limpas e sustentáveis que lhes permitam asando as emissões que produzem. 

A título de exemplo, o Grupo está a trabalhar em estreita colaboração com a asandoí siderúrgica para asando as emissões de CO2 recorrendo ao hidrogénio em grande escala ao longo do asando de produção de aço. Estamos igualmente a desenvolver novas asandoía para capturar e reciclar as emissões de carbono provenientes do asando siderúrgico.

Acelerar no hidrogénio

O hidrogénio é uma pedra angular da transição energética, oferecendo um elevadíssimo potencial de crescimento como solução competitiva de baixo teor em carbono nos setores industrial, energético e da mobilidade. O Grupo está profundamente convencido de que o hidrogénio desempenhará um papel de relevo na transição energética, pelo que pretende ser um dos principais impulsionadores da sociedade do hidrogénio graças aos seus ativos, à sua asandoía e aos seus conhecimentos especializados. 

X3 NOSSAS RECEITAS PROVENIENTES DO HIDROGÉNIO

As nossas receitas provenientes do hidrogénio deverão, pelo menos, triplicar asando de 2 mil milhões para mais de 6 mil milhões de euros até 2035.

~ 8.000 M €

Investidos na cadeia de fornecimento de hidrogénio de baixo teor em carbono.

INAUGURAÇÃO DA MAIOR UNIDADE MUNDIAL DE PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO DE BAIXO TEOR EM CARBONO NO CANADÁ.No início de 2021, a Air Liquide inaugurou a maior unidade mundial de produção de hidrogénio de baixo teor em carbono com base em membrana em Bécancour, Canadá. Acionada a 99% por energias renováveis, esta unidade pode produzir diariamente mais de 8,2 toneladas métricas de hidrogénio de baixo teor em carbono – quantidade suficiente para abastecer mais de 2000 carros, 16 000 empilhadores, 275 autocarros, ou 230 grandes camiões. Esta unidade permite ao Grupo abastecer os seus clientes industriais e os mercados da mobilidade na América do Norte com hidrogénio descarbonizado de elevada pureza, ajudando-os a reduzirem a sua pegada ecológica.

1. Em kg de CO2 equivalente/euro de resultados operacionais antes de depreciações e amortizações à taxa de câmbio em vigor em 2015 e excluindo IFRS16 para emissões de gases com efeito de estufa dos âmbitos 1 e 2. Com base na localização. 

2. A partir de 2020, emissões com base no mercado de 32,5 milhões de toneladas de CO2 eq. (âmbitos 1 e 2). 

ACT agir para um futuro sustentável

PDF - 10.25 MB

Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal