Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

A Air Liquide anuncia objetivos ASG ambiciosos de forma a ATUAR com vista a um futuro sustentável

Em linha com a sua trajetória de crescimento, e com o desempenho e a sustentabilidade no centro da sua estratégia, a Air Liquide apresenta novos objetivos ASG para ATUAR com vista a um futuro Sustentável. O compromisso da Air Liquide é marcar, significativamente, a diferença através do seu plano baseado em três dimensões: 

  • Redução das emissões de CO2 com vista a uma sociedade de BAIXO CARBONO;
  • Cuidar dos pacientes; 
  • Confiança como base para o envolvimento com os colaboradores e construir o enquadramento para as melhores práticas de governação.

REDUÇÃO das emissões de CO2

Em total concordância com o acordo de Paris de 2015, os compromissos do Grupo têm em conta a urgência das alterações climáticas e da transição energética, visando atingir a NEUTRALIDADE DE CARBONO até 2050 com duas fases intermédias em 2025 e 2035:

  • começar a REDUZIR as suas emissões ABSOLUTAS de CO2 próximo de 2025
  • alcançar uma REDUÇÃO de 33% nas suas emissões de CO2 dos Âmbitos 1 e 2 até 2035, face a 2020

Neste contexto, o Grupo também mantém o seu objetivo de reduzir em -30% a sua intensidade carbónica (medida em kg CO2/€ Ebitda) em 2025, face a 2015.

De forma a descarbonizar os seus ativos, a Air Liquide irá impulsionar a captura de CO2, acelerando a produção de hidrogénio de baixo carbono através de eletrólise ou da utilização de matérias-primas renováveis, por exemplo, o biometano. Relativamente às emissões indiretas, irá focar-se no aumento da eficiência energética e no consumo de eletricidade com baixo teor de carbono.

A Air Liquide também irá implementar uma vasta gama de soluções de baixo carbono para os seus clientes de forma a ajudá-los a diminuírem as suas pegadas de CO2. Isto incluirá a oferta de gases de baixo carbono, o acompanhamento dos clientes na transformação de processos industriais, a disponibilização de métodos de captura de carbono reconhecidos, bem como uma estratégia de aquisição de ativos com o objetivo de descarbonizá-los.

Este plano também incluirá uma aceleração na produção de HIDROGÉNIO, para, no mínimo, triplicar a sua faturação, de forma a atingir mais de 6 mil milhões de euros até 2035. O Grupo atingirá esta meta através do investimento de aproximadamente 8 mil milhões de euros na cadeia de abastecimento de hidrogénio de baixo carbono e da sua contribuição para o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogénio de baixo carbono para a indústria e mobilidade ecológica. Até 2030, a Air Liquide visa aumentar a sua capacidade total de eletrólise para 3 GW.

CUIDAR dos pacientes

Sendo um dos principais intervenientes a nível mundial em CUIDADOS DE SAÚDE, o Grupo pretende dar mais um passo em frente e reforçar a sua contribuição social, melhorando a qualidade de vida dos doentes crónicos no seu domicílio em países com economias prósperas e facilitando o acesso a oxigénio medicinal nas comunidades rurais em países com recursos médios ou baixos.

Isto traduzir-se-á em:

  • Por um lado, a promoção de percursos de cuidados personalizados para os pacientes, tirando partido dos apoios digitais e humanos 
  • Por outro lado, equipar com oxigénio as instalações de cuidados primários nas aldeias e oferecer a nossa experiência de trabalho em grupo para apoiar as comunidades locais, alargando as parcerias com ONGs

CONFIANÇA como base para o envolvimento com os colaboradores e construir o enquadramento para as melhores práticas de governação

Tendo a segurança como pré-requisito para atuar, o Grupo unir-se-á aos seus colaboradores para proporcionar uma base comum de COBERTURA DE CUIDADOS a 100% dos seus colaboradores, bem como promover a inclusão e a diversidade com o objetivo de atingir uma percentagem de 35% de mulheres entre Managers e Profissionais, até 2025. Continuará, assim, a criar um local de trabalho seguro, inclusivo e envolvente. Além disso, ofereceremos aos colaboradores a oportunidade de dedicarem parte do seu tempo a uma missão ou projeto local em linha com os objetivos ASG do Grupo.

Relativamente à governação corporativa, o Grupo, com um Conselho de Administração diversificado e independente, continuará a implementar as melhores práticas em termos de ética, diálogo responsável e relacionamento de proximidade com todos os acionistas.                                        

Benoît Potier, Presidente e CEO da Air Liquide, afirmou: «Estados, indivíduos e empresas: todos partilhamos a responsabilidade de construir o futuro. O desempenho económico e o desenvolvimento sustentável estão, portanto, no centro da estratégia de crescimento da Air Liquide.

A nossa experiência, apoiada por um modelo de negócios diversificado e profundamente resiliente, permite-nos alcançar um crescimento sustentado hoje, enquanto nos preparamos decididamente para o futuro. Neste contexto, estamos a introduzir novos e ambiciosos compromissos de Sustentabilidade com o objetivo de marcar, significativamente, a diferença.   

Pretendemos, não só alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e aproveitar as alterações climáticas e a transição energética com o hidrogénio a desempenhar um papel fundamental no nosso roteiro, mas também incluímos os cuidados de saúde, recursos humanos e governação nos nossos objetivos ASG. Com esta ambição a nível mundial, a Air Liquide está a assumir o compromisso de ATUAR hoje com vista a um futuro sustentável.»        

Descarregar o documento
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal