Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View

A Air Liquide anuncia os vencedores do “Essential Molecules Challenge”

As moleculas essenciais tais como O2, N2, H2 e CO2, incorporam o território científico da Air Liquide. O juri para a primeira edição do Essential Molecules Challenge da Air Liquide seleccionou três projectos entre um total de 130 propostas científicas submetidas por equipas académicas, departamentos de I&D e start-ups de 25 países. Este ano os vencedores distinguidos são:

●     Kevin Sivula, professor na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça), com o tema “H2 ensolarado numa garrafo”, ou como produzir hidrogénio a partir de água usando a energia solar;

●     Susumu Kitagawa, professor na Universidade de Kyoto, e Ryotaro Matsuda, professor na Universidade de Nagoya no Japão, com o tema “Pequenas moléculas no meu bolso”, ou como identificar materiais esponjosos para armazenagem de alta densidade e fornecimento seguro de gases;

●     Jean-Michel Savéant, Marc Robert e Cyrille Costentin, professores na Universidade de Paris-Diderot e do Centre National de la Recherche Scientifique (França), com o tema  “CO2, devolve o nosso O2”ou como produzir oxigénio e monóxido de carbono a partir de CO2 de um modo sustentável.

Para cada tema, os vencedores irão receber um prémio científico de 50 000 euros em reconhecimento da originalidade dos projectos, que providenciam soluções inovadoras promovendo a transição energética e ambiental.

O Grupo irá ainda financiar até 1,5 milhões de euros em colaborações com os vencedores para que possam amadurecer as suas propostas científicas e transformá-las em tecnologias de mercado inovadoras.

O sucesso do Challenge, tendo em conta o número e a qualidade científica dos projectos apresentados, ajuda a estreitar os laços entre a Air Liquide e a comunidade científica internacional. Acelerará a investigação do Grupo ligada à sua estratégia de inovação aberta.

 

[1] O2: oxigénio, N2: azoto, H2: hidrogénio, CO2: dióxido de carbono