A Air Liquide anuncia uma nova identidade visual

A Air Liquide anuncia uma nova identidade visual

12/01/2017

A aquisição da Airgas e o lançamento do Programa de Empresa NEOS para o período 2016-2020 marcam uma nova etapa na história da Air Liquide. O Grupo está a transformar-se e a mudar a sua identidade visual com um novo logotipo, o quinto desde que a empresa foi fundada há 115 anos. Esta nova identidade visual, que dá corpo à transformação da Air Liquide, é a de um Grupo líder, expert e inovador, próximo dos seus stakeholders e aberto para o mundo.

Com a aquisição da Airgas, a Air Liquide altera a sua dimensão. Actualmente, o Grupo conta com 68 000 pessoas e serve mais de 3 milhões de clientes e pacientes em todo o mundo. Ao reforçar a sua presença nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo dos gases industriais e ainda um país na vanguarda da inovação e das tecnologias digitais, a Air Liquide entra numa nova fase do seu desenvolvimento e crescimento.

Com o programa de empresa NEOS, a Air Liquide está implementar uma estratégia de transformação centrada no cliente para proporcionar um crescimento rentável no longo prazo. Esta estratégia, na qual a inovação é o caminho predominante para crescer, está desenhada para oferecer novas soluções aos desafios colocados pela transição energética e ambiental, pela saúde, e pela transformação digital. Deste modo, a Air Liquide continuará a criar valor para todos os seus stakeholders. 

Esta mudança na identidade visual ilustra a transformação do Grupo e marca uma nova etapa na sua história.  

Mantendo os fundamentais da marca (nome, código de cores e construção do logo) o monograma AL é substituído por um novo símbolo, o “Alpha”, que simboliza o início de uma nova fase. A precisão do “Alpha” reflecte a expertise do Grupo, a sua cultura científica, e as suas capacidades tecnológicas e de inovação. O aspecto arredondado do símbolo e as letras minúsculas transmitem a proximidade do Grupo em relação aos seus stakeholders e a sua contribuição para os principais desafios da sociedade. Por último a eliminação da caixa em redor do logo simboliza a abertura do Grupo, quer seja na sua forma de inovar quer seja no seu diálogo permanente com as comunidades.

Esta nova identidade visual para a Air Liquide é a extensão lógica da assinatura do Grupo “Creative Oxygen” lançada em 2014. A expertise é expressa no domínio do “oxigénio”, a molécula essencial para a vida, para a matéria e para a energia, e a proximidade e a abertura são transmitidas na “creatividade” das equipas.

Benoît Potier, Presidente Director Geral do Grupo Air Liquide, declarou: « Esta nova identidade visual é um forte sinal da transformação da Air Liquide. Marca o início de uma nova etapa na história do Grupo num momento em que altera de dimensão. Graças a equipas comprometidas e apaixonadas, à confiança dos nossos clientes e à fidelidade dos nossos accionistas, estamos confiantes na capacidade do Grupo em prosseguir o seu desenvolvimento e criar valor no longo prazo para todos os seus stakeholders.»

Para acompanhar esta nova identidade visual, a Air Liquide lança uma campanha de comunicação multi-canal #AirLiquideistransforming com o foco nos media sociais e digitais.

Ilustrando a transformação do Grupo, a campanha articula-se em torno de várias mostras da transformação nas actividades, comunicadas com simplicidade e num tom que aproxima o Grupo dos seus públicos. Descobrimos uma Air Liquide «que reinventa os seus clássicos» quando menciona as suas inovações nos gases industriais, «que está atenta à saúde dos seus pacientes» fazendo referência aos novos e-serviços na saúde, ou então «que impulsiona uma revolução» quando falamos do desenvolvimento no domínio das novas energias para os transportes verdes. Um vídeo que põe em cena colaboradores da Air Liquide, os actores da transformação do Grupo, completa a campanha.

Descubra a transformação do Grupo e a sua nova identidade visual na airliquide.com e nas redes sociais: @airliquidegroup #AirLiquidesetransforme e no LinkedIn.