Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Air Liquide colabora com NASA no projecto ATom

Foto Nasa

A Air Liquide encontra-se a colaborar com a NASA no projecto “Atmospheric Tomography Mission” (ATom) que tem como objectivo fazer o perfil atmosférico e pesquisar sobre a ”presença de cerca de 200 gases” com impacto no efeito de estufa, tais como o ozono e o metano, graças a voos realizados sobre os oceanos Atlântico e Pacífico.

A Air Liquide foi o parceiro escolhido pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para assegurar o fornecimento de azoto líquido de elevada pureza e dióxido de carbono sólido no âmbito deste projecto, gases necessários para a calibração de equipamentos, nomeadamente sensores e outros instrumentos sofisticados desenvolvidos no âmbito deste projecto. Os voos da NASA partem da Califórnia e fazem uma paragem técnica na Base das Lajes, na ilha Terceira, para abastecimento de produtos perecíveis, entre os quais os gases referidos, estando programadas várias passagens pelos Açores, algumas das quais tiveram lugar durante o mês de Agosto.

Estamos há cerca de um ano em contacto com a NASA para definir todas as questões ligadas a este processo. Para a Air Liquide é gratificante podermos colaborar num projeto tendo como parceiro a agência espacial norte-americana, o qual foi concluído com êxito”, refere António Carreira, Market Manager Research & Analysis para a Air Liquide South West Europe.

A cooperação da Air Liquide com a NASA concretizou-se no abastecimento de azoto líquido e dióxido sólido três vezes durante o mês de Agosto. Nas escalas técnicas de poucas horas, a Air Liquide garantiu a entrega dos gases que foram transportados do Continente para as ilhas, no caso do gelo seco (dióxido de carbono sólido) via aérea e o azoto via marítima, respectivamente acondicionados em arcas e em recipiente inox isolados a vácuo dedicados a transportar azoto líquido em temperaturas criogénicas (-196•C).

As conclusões deste projecto deverão ser conhecidas ao longo dos cincos anos de projecto, à medida que sejam feitas as medições.

 

A actividade do Mercado Industrial da Air Liquide*

A linha de actividade do Mercado Industrial da Air Liquide fornece aos seus clientes soluções adaptadas aos respectivos processos de fabrico, incluindo gases industriais e especiais, tecnologias de aplicação e a correspondente expertise. Os seus 37 000 colaboradores servem mais de 2 milhões de clientes, do artesão à empresa multinacional, em todos os sectores industriais. Em 2015, o volume de negócios desta actividade atingiu 5 229 milhões de euros.


*Estes dados não incluem a Airgas, cuja aquisição foi finalizada a 23 de Maio de 2016.

A inovação, um dos pilares estratégicos do Grupo

  • 282 milhões de euros de investimentos em inovação em  2015
  • 271 novas patentes depositadas em 2015
  • 6 200 colaboradores contribuem para a inovação, essencialmente no seio de três entidades: Investigação & Desenvolvimento, Mercados globais & Tecnologias, e Engenharia & Construção. Exploram novos territórios, modelos de desenvolvimento, tecnologias e serviços, da ideia à comercialização.


O Grupo conta com mais de 1 000 investigadores de 35 nacionalidades. As equipas de I&D estão distribuídas por  9 sites na Europa, na Ásia e nos Estados-Unidos, ligados a ecossistemas de inovação de renome mundial.

Descarregar o documento
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal