Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View

Air Liquide faz investimento estratégico na produção de hidrogénio neutro em carbono por electrólise

A Air Liquide anuncia a aquisição 18,6% do capital da Canadiana Hydrogenics Corporation, líder em equipamento de produção de hidrogénio por electrólise e pilhas de combustível. Esta transação estratégica, que representa um investimento de 20,5 milhões de US dólares (18 milhões de euros), permite ao Grupo reafirmar o seu compromisso a longo prazo para com os mercados do hidrogénio energia e a sua ambição de ser um dos principais actores no fornecimento de hidrogénio isento de carbono, em particular para os mercados industrial e da mobilidade.

Com a convicção que o hidrogénio terá um papel chave na transição energética, a Air Liquide tem sido pioneira no desenvolvimento do sector do hidrogénio há vários anos. A Air Liquide e a Hydrogenics também chegaram a um acordo  tecnológic e comercial para desenvolverem em conjunto tecnologias de electrólise PEM (Membrana de Troca de Protões) dirigidas aos mercados do hidrogénio energia, em rápido crescimento em todo o mundo.

François Darchis, Senior Vice-President e membro do Executive Committee do Grupo Air Liquide, responsável pela Inovação, comentou este investimento: "A electrólise da água é uma das principais tecnologias para acelerar o desenvolvimento do hidrogénio como vector de energia sustentável. De facto, permite a produção de hidrogénio isento de carbono, graças à electricidade a partir de fontes renováveis. Graças a esta parceria com a Hydrogenics, líder em tecnologias de electrólise e pilhas de combustível, a Air Liquide está a reforçar o seu portfolio de tecnologias de produção de hidrogénio, bem como a sua capacidade de fornecer hidrogénio neutro em carbono competitivo e em grande escala. Mais do que nunca, acreditamos que o hidrogénio será fundamental na luta contra o aquecimento global. A redução de emissões de CO2 é vital para o planeta. A Air Liquide tem nesta área os objectivos mais ambiciosos do seu sector.”


Sobre a Hydrogenics Corporation  

A Hydrogenics Corporation (www.hydrogenics.com) é um dos líderes mundiais na engenharia e construção das tecnologias necessárias para permitir a aceleração da transição energética global. Com sede em Mississauga, Ontário, a Hydrogenics fornece equioamentos de geração e armazenamento de energia bem como módulos de  fornecimento de hidrogénio energia aos seus clientes e parceiros em todo o mundo. A Hydrogenics tem sites de Produção na Alemanha, Bélgica e Canadá, e Centros de Serviço na Rússia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

O compromisso da Air Liquide para com o hidrogénio energia    

Nos últimos 50 anos, a Air Liquide tem desenvolvido uma experiência única em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção e armazenamento até à sua distribuição e desenvolvimento de aplicações para os consumidores finais. Desta forma, tem contribuído para a expansão do uso do hidrogénio como fonte de energia limpa, em particular para a mobilidade. A Air Liquide concebeu e instalou, até ao momento, mais de 120 estações em todo o mundo.     O Hidrogénio é uma alternativa para responder ao desafio do transporte limpo, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar. Usado numa pilha  de combustível, o hidrogénio combina-se com o oxigénio do ar para produzir electricidade, rejeitando apenas água na forma de vapor. Não gera qualquer poluição durante o uso: zero gases com efeito de estufa, zero partículas e zero ruído. O Hidrogénio é uma solução concreta para os desafios colocados pela mobilidade sustentável e poluição local em zonas urbanas.

 

Descarregar o documento