Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Alimentação
Seleccione a fase na qual a Air Liquide intervém na sua cadeia de valor.

Refrigeração e congelação

A SUA EMPRESA PRODUZ, OU QUER LEVAR A CABO UM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS? A AIR LIQUIDE DÁ-LHE AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS EM MATÉRIA DE CRIOGENIA E APLICAÇÃO DOS GASES NO SETOR DA ALIMENTAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSUMO.

Atualmente, a Air Liquide acompanha os seus clientes com soluções de frio para todos  os setores da Alimentação e do consumo de alimentos. Do campo até à mesa, os equipamentos criogénicos permitem-nos conservar as frutas e os legumes dos produtores locais, as sobremesas preferidas, as carnes e os peixes, ou ainda produtos transformados do tipo snacks salgados ou doces para o pequeno-almoço.

Quanto aos alimentos vegetais, ricos em fibras e minerais, a Air Liquide acompanha os seus clientes do setor da restauração, das cantinas, da grande distribuição e os profissionais dos congelados, ao longo de todo o ano, garantindo a preservação dos nutrientes que os seus produtos contêm graças à aplicação criogénica.
A Air Liquide pode ainda prestar-lhe a assistência de que necessita nas produções sazonais para cooperativas, (etc.), quer se trate de um arrefecimento rápido de uma colheita (vindimas, por exemplo), de sopas após pasteurização ou esterilização, ou ainda de congelar estes produtos no seu estado natural ou em pedaços em IQF (legumes). Estes alimentos contêm o essencial para uma boa nutrição, e a criogenia permite preservá-los de forma natural (sem necessidade de aditivos ou sal, gordura ou óleo), o que é conveniente para qualquer tipo de regime alimentar, mesmo para pessoas sensíveis que tenham desenvolvido doenças como cancro, diabetes, obesidade, ou ainda hipertensão arterial.

Quer se trate de produtos minimamente processados, transformados ou não, os alimentos à base de carne, produtos do mar ou ainda mais recentemente os produtos vegetarianos, ricos em proteínas, quer o seu teor em matéria gorda seja baixo ou elevado, são muitas vezes tratados pelo arrefecimento rápido ou pela ultra-congelação por criogenia.
Com efeito, estas técnicas permitem conservar a qualidade (evitar a subida de temperatura na mistura durante a sua elaboração, evitar os exsudados na descongelação, para proceder a uma laminagem, etc.).
A Air Liquide fornece aos seus clientes injetores para misturadores, túneis ou armários de refrigeração de última geração, de acordo com os estudos realizados pelos nossos especialistas e engenheiros, que avaliam o grau de transformação dos alimentos. 

Para o final das refeições e em particular aos doces, a Air Liquide propõe soluções para as sobremesas geladas (em taça, cones, magnum, mochis, etc.), ou ainda sobremesas elaboradas (natas do ceú, doce de chocolate, baba de camelos, etc.).Estes alimentos transformados para consumo são tratados em poucos segundos ou em alguns minutos sendo congelados superficialmente para um endurecimento que permite fixar as coberturas, fixar multicamadas, fixar uma forma, refrigerar, arrefecer rapidamente após uma cozedura.

Arrefecer e congelar os alimentos transformados ou não com a criogenia

A potência frigorífica do dióxido de carbono líquido (CO2) ou do azoto líquido (N2) alimentar coloca à sua disposição soluções criogénicas que lhe permitem otimizar os seus processos de arrefecimento e congelação criogénica, mas também desenvolver produtos inovadores no domínio da alimentação.

Em relação aos processos mecânicos tradicionais, as soluções Air Liquide de criogenia alimentar apresentam um conjunto de 5 vantagens decisivas:

  • ​​​Qualidade dos alimentos privilegiada.
    A velocidade do arrefecimento ou de congelação é muito rápida: assim, preservam-se as propriedades organoléticas e a frescura dos alimentos. Acresce que a desidratação e a perda de peso são menores e perfeitamente controláveis no momento da descongelação.
     
  • Aumento da produtividade.
    O tempo de tratamento pode ser até 10 vezes mais rápido.
     
  • Produção com maior flexibilidade.
    Um equipamento assegura várias funções: arrefecimento, endurecimento da superfície (congelação superficial para diferentes endurecimentos) ou congelação, o que lhe permite passar facilmente de um tipo de produção para outro.
     
  • Redução significativa dos investimentos.
    Trata-se de um processo simples e multifunções: o montante da economia pode ser elevado: até 5 vezes.
     
  • Otimização do seu processo com o apoio dos nossos especialistas.
    As nossas equipas  estão consigo para otimizar a utilização do seu equipamento, quer se trate de complementar uma instalação mecânica para aumentar a sua produtividade, de responder a uma procura sazonal ou de lançar um novo produto. Os nossos especialistas no terreno podem facilmente elaborar um estudo das suas necessidades de frio para integrar um processo criogénico na cadeia de produção existente, ao mesmo tempo que procedem a uma análise dos riscos, para que as nossas soluções possam ser utilizadas com toda a segurança.

Gás Premium

Gases

Ofertas

Equipamentos para gases industriais

Simples e fiáveis, os nossos equipamentos criogénicos são compactos, fáceis de utilizar, de manter e de limpar. Pode encontrar uma lista completa dos equipamentos propostos pela Air Liquide, e as suas contribuições para a indústria alimentar no nosso site da Internet.

  • Túnel criogénico para arrefecimento e congelação superficial para endurecimento dos produtos alimentares com CRYO TUNNEL ZF3 ou CRYO TUNNEL EZ1 
  • Armário criogénico para arrefecimento e congelação superficial para o endurecimento dos alimentos com CRYO CABINET.

Serviços

Os nossos serviços abrangem a disponibilização dos equipamentos, o arranque, a manutenção, o acompanhamento e o conhecimento do processo. Ao longo de toda a produção, as nossas auditorias permitem-lhe identificar as potenciais melhorias em termos de desempenho e qualidade.

Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal