Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

A cadeia de frio

Os especialistas da Air Liquide explicam-lhe como conservar os alimentos graças à cadeia de frio e dão-lhe alguns conselhos e sugestões!

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

O que é a cadeia de frio? 

A cadeia de frio é uma expressão que designa o conjunto das operações que permitem otimizar o prazo de validade do alimento. Neste sentido, a cadeia de frio de um alimento inclui: as formas de armazenagem, de transporte e de manutenção. A principal missão da cadeia de frio é garantir a segurança dos produtos alimentares.

A cadeia de frio utiliza-se em particular no setor agroalimentar para os produtos frescos, o que permite uma melhor conservação dos alimentos. Com efeito, os alimentos contêm água, que deve permanecer sob a forma de cristais para que os sabores e as texturas se conservem. Os produtos alimentares que têm de respeitar a cadeia de frio e, por conseguinte, permanecer a uma temperatura baixa ao longo de toda a duração do processo, são variados.
Podemos referir: os frutos e legumes ultra-congelados, os pratos cozinhados em molhos (salada de batata – receita grega por exemplo), as carnes e os peixes, os queijos de pasta mole, os queijos de pasta dura, etc.

A cadeia de frio pode ser utilizada para outros produtos com elevado teor de água como as maçãs, as fritadas de legumes, os ovos, ou ainda os gelados.

 

Quais são os desafios da cadeia de frio para os alimentos congelados? 

Se a cadeia de frio não for respeitada e, portanto, se durante algum tempo os alimentos não forem conservados à temperatura necessária, é possível que ocorra a descongelação completa ou parcial dos alimentos, correndo-se o risco de o prazo para consumir o alimento ou a receita já não ser o mesmo, ainda que se utilize um congelador profissional a posteriori.

 

Como é que a Air Liquide respeita a cadeia de frio na cidade?

Graças à Cryocity, uma inovação tecnológica da Air Liquide, em breve será possível entregar produtos alimentares arrefecidos, ou ainda alimentos congelados na cidade respeitando os níveis de ruído. Com efeito, a Air Liquide criou um grupo de frio para viaturas utilitárias que permite conservar os alimentos durante o tempo da deslocação graças à neve carbónica.

Se necessitar de algum conselho ou sugestão para conservar os alimentos por meio da cadeia de frio, não hesite em contactar os nossos especialistas. Pode também encontrar as mais recentes informações no sítio da Air Liquide!

Tem um projecto de criogenia alimentar ou necessita conselhos sobre temas de congelação ou refrigeração?

ebook_criogenia_alimentar
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de congelação criogénica ou refrigeração, com estudos de caso

Descarregar o eBook
congelacao_criogenia_alimentos
A nossa solução na criogenia alimentar

Descubra Nexelia™ para Refrigeração e Congelação: gás, equipamentos e serviços

Descubra mais

As nossas soluções para criogenia alimentar

Criogenia alimentar →

Arrefecimento criogénico →

Congelação criogénica →

Transporte em frio →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal