Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Armário criogénico

Armários criogénicos simples e fiáveis, fáceis de utilizar, manter e limpar, para arrefecer, congelar e endurecer superficialmente os alimentos.

O que é um armário de frio? 

Também denominado por armário de frio criogénico, armário de arrefecimento ou armário de congelação, este equipamento permite o arrefecimento ou a congelação de todos os tipos de produtos alimentares.

armario_criogenico_componentes
Esquema do princípio de frio num armário de congelação profissional, ou armário de arrefecimento rápido.

Os alimentos a tratar são introduzidos neste armário de arrefecimento através de carrinhos constituídos por placas, grelhas, grades ou tabuleiros consoante o tipo de alimentos a tratar. 

Os armários estão equipados com uma sonda de temperatura que permite seguir em contínuo a velocidade de descida do frio assim como a manutenção da temperatura no compartimento do armário de frio. Constitui igualmente um meio de regulação do frio. 
Uma sonda de temperatura suplementar (em contacto direto com o produto) pode igualmente ser colocada neste tipo de aparelho para seguir a descida do frio no interior dos alimentos ao longo do processo de arrefecimento ou congelação. 
A presença de ventoinhas ou ventiladores, com adaptação da respetiva velocidade, proporciona uma melhoria da transferência térmica e, por conseguinte, dos consumos e dos tempos de Batch. Esta tecnologia de convecção forçada favorece uma homogeneidade de tratamento dos produtos alimentares. 
Os parâmetros de produção (ventilação, temperatura, tempo de tratamento, etc.) e as fases são escolhidos e registados em receitas adaptadas a cada produto, o que possibilita o início rápido de produções em série.

Os armários de congelação rápida possuem entradas previstas para injeção dos gases criogénicos, pontos de extração para os remover, elementos de segurança adaptados e isolamentos térmicos eficazes que permitem limitar não só as perdas de frio, mas também os consumos de gás.

 

Tem alguma dúvida sobre o armário criogénico?

Contacte-nos

 

Por que  razão utilizar um armário de arrefecimento rápido?

A tecnologia de arrefecimento rápido integrada nos armários rápidos permite limitar a proliferação dos micro-organismos (bactérias, leveduras, fungos, parasitas) graças à redução do tempo que o produto permanece exposto a temperaturas que favorecem a proliferação dos mesmos.

Estes equipamentos permitem ainda obter uma melhor conservação das propriedades organoléticas dos produtos alimentares, o que se aplica aos alimentos, quer sejam não transformados ou cozinhados, quer estejam refrigerados (+4°C) ou quentes. Este arrefecimento rápido no centro do produto garante velocidade na mudança de estado da água livre existente no alimento. A integridade das células biológicas fica assim preservada, o que possibilita a conservação da textura e a manutenção do peso dos produtos (desidratação nula ou reduzida). A diminuição rápida da temperatura permite assim evitar exsudados e degradação da textura dos alimentos que habitualmente se observam em produtos congelados a baixa velocidade.   

Estes armários de frio rápido permitem, pois, o arrefecimento e a congelação dos alimentos por ciclos ou batchs sem deixar de manter todas as qualidades dos mesmos (aroma, sabor, textura), a qualidade nutricional e a segurança microbiológica.

 

Tem alguma dúvida sobre o armário criogénico?

Contacte-nos

 

Por que razão a criogenia permite soluções e materiais de arrefecimento rápido?

Os armários de congelação criogénica profissionais utilizam azoto líquido ou gás carbónico líquido para funcionar. 

A aplicação de temperaturas extremas em armários criogénicos (até -130°C para o azoto e -65°C para o CO2), em contacto direto com os alimentos permite arrefecer ou congelar a uma velocidade elevada, obtendo-se deste modo um tempo de tratamento incrivelmente baixo. 

Desenvolveram-se armários de arrefecimento e congelação específicos adaptados às exigências das indústrias agroalimentares:
A Air Liquide propõe a venda ou o aluguer de alguns destes armários de criogenia no âmbito da sua oferta NEXELIATM.

 

Tem alguma dúvida sobre o armário criogénico?

Contacte-nos

 

O armário CRYO CABINET

A Air Liquide recomenda o modelo de armário criogénico CRYO CABINET, projetado para o arrefecimento  de produtos alimentares por ciclos (nomeadamente para carnes, peixes, pratos preparados, frutas e legumes, produtos de pastelaria, snacks salgados ou doces, etc.), dispondo de uma estrutura inox totalmente soldada (sem zonas de retenção), de ângulos interiores arredondados, de um sistema de ventilação que evita qualquer condensação e articulações amovíveis de alto desempenho que são objeto de 2 patentes apresentadas pela Air Liquide. 

Devido à sua conceção inovadora, o CRYO CABINET apresenta vantagens muito concretas para os profissionais da indústria agroalimentar: arrefecimento mais rápido, otimização dos consumos de gás e tempo de limpeza reduzido. Este equipamento dá respostas particularmente inovadoras às necessidades dos industriais do setor alimentar, sobretudo em termos de higiene, ergonomia e desempenho.

O CRYO CABINET é ideal para os produtores que necessitam de melhor produtividade e facilidade de utilização com investimento e custos de instalação mínimos.

Os nossos armários criogénicos profissionais podem ser facilmente integrados em qualquer processo descontínuo.

Uma vez ultrapassado o procedimento industrial com o armário de arrefecimento rápido ou de congelação, os restaurantes ou os profissionais da restauração podem recorrer a diferentes modelos de câmaras frias para conservação dos alimentos nas suas instalações (para facilitar o acesso para as preparações), ou ao nível das montras.

Características:

Gás Azoto líquido/CO2 líquido
Princípio O fluido criogénico ALIGAL (azoto ou CO2 líquido alimentar) é injetado diretamente no armário criogénico segundo um caudal adaptado às características dos produtos. Um sistema de ventilação assegura a transferência do frio criogénico para o produto e uma homogeneização das temperaturas.
Dimensões úteis Série A1850xL690xP970
(estão disponíveis a pedido armários com outras dimensões)

Dados técnicos:

dados_tecnicos_armario_crio

Tem alguma dúvida sobre o armário criogénico?

Contacte-nos

gama_aligal
Descarregue o nosso folheto GRÁTIS

Descubra a nossa gama de gases alimentares ALIGAL™ para preservar a qualidade aimentar

Descarregue
Azoto

Descubra as aplicações do azoto na criogenia

Saiba mais
gas_dioxido_carbono
Dióxido de Carbono

Descubra as aplicações do dióxido de carbono na criogenia

Saiba mais
alimentos_gases_alimentares_aligal
ALIGAL™

Descubra a marca de gás de qualidade alimentar: ALIGAL™

Saiba mais
congelacao_criogenia_alimentos
Nexelia™

Descubra a marca de gás de arrefecimento e congelação: Nexelia™

Saiba mais
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal