Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Como evitar o consumo excessivo de gás de soldadura?

Uma das principais causas do consumo excessivo está associada às fugas. Deste modo, fechar as garrafas no final da operação permite evitar fugas devido a uma mangueira porosa ou a uma válvula solenoide com fugas.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldadura_banner

As garrafas Air Liquide estão equipadas com SMARTOP™ ou ALTOP™. Graças a uma alavanca on/off, os utilizadores podem ter a certeza de que a garrafa só é aberta quando é utilizada. Verificar se a garrafa está fechada é simples e rápido. A utilização rápida da alavanca on/off - mesmo com luvas - permite ganhar preciosos segundos durante a abertura da garrafa.

A Air Liquide comercializa também uma solução sob a forma de válvula com regulador integrado (EXELTOP™) que permite associar diretamente a mangueira através de uma conexão rápida, sem regulador adicional. Este regulador possui um estádio de regulação duplo, de modo a evitar excessos de pressão e, por conseguinte, o consumo excessivo de gás na abertura.

Em soldadura, podemos regular as definições de pré e pós-gás. 
Em função da aplicação e do tipo de material a soldar, os geradores só iniciam o arco elétrico depois da inertização. É aquilo a que chamamos de pré-gás. É possível otimizar esta regulação em função da sua aplicação específica e economizar alguns segundos, especialmente para os cordões curtos.
Consoante os materiais a soldar e a aplicação, estes aparelhos interrompem o fornecimento de gás de proteção alguns segundos após o corte do arco. É aquilo a que chamamos de pós-gás. Caso seja indispensável em soldadura de aço inoxidável, por exemplo, às vezes é possível otimizar este tempo para materiais menos sensíveis. 

Além da segurança no trabalho, é importante realizar a manutenção regular do sistema de soldadura para evitar fugas: conexão, regulador, tubos flexíveis. O sistema fluido no gerador ou no desbobinador pode também ser verificado. As reparações poderão ser efetuadas por um distribuidor autorizado.

Em geral, é recomendado utilizar um local de armazenamento no exterior para as garrafas de gás não utilizadas.

Não hesite em contactar os especialistas da Air Liquide para solicitar conselhos em matéria de consumo excessivo de gás.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal