Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

Como soldar aço?

A Air Liquide oferece suporte nos processos que permitem efetuar soldaduras nas peças de aço carbono.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldadura_banner

 Soldadura MMA (arco com elétrodo revestido)

Um dos processos comuns para soldadura por arco de peças de aço é a soldadura por arco com elétrodos revestidos. Para montar peças de aço com grandes espessuras, de 1,5 a mais de 5 mm, o processo de soldadura por arco (elétrodos revestidos básico, rútilo ou celulósico) permite realizar trabalhos simples de manutenção ou de reparação. Também pode ser utilizado para aplicações muito exigentes na indústria petroquímica ou mesmo nuclear.

Soldadura MIG/MAG

O processo MAG é o mais utilizado na soldadura de aços carbono acompanhada por uma mistura de gases: árgon/CO2 ou árgon/O2. Também é possível utilizar misturas ternárias árgon/CO2/O2.

Esta mistura pode variar de acordo com as ligas dos materiais a soldar, mas também consoante o tipo de metal de adição (fio sólido ou fio fluxado), e diferentes condições de soldadura (semiautomática ou robótica).

A transferência de metal é afetada não apenas pela corrente de soldadura, mas também pelo teor oxidante do gás no árgon.

Soldadura TIG 

A soldadura TIG aplica-se maioritariamente a espessuras finas, realizada geralmente sob árgon. Caracteriza-se pela qualidade do estado da superfície das soldaduras obtidas. Permite também garantir a compactação (ausência de porosidade) em particular nas primeiras passagens.

Outros processos de soldadura 

Outros processos, como a soldadura por plasma ou a laser, são adequados para soldar aços na construção. A densidade de energia gerada permite obter desempenhos elevados em termos de velocidade de avanço e de qualidade de soldadura.

Soldar por ponto/resistência é também uma opção para soldar peças de aço muitas vezes utilizada na indústria automóvel. O fornecimento de calor é aqui realizado pelo efeito Joule: a corrente gera calor ao atravessar os materiais - colocados entre os dois elétrodos - até à obtenção da fusão, atingindo o ponto de soldadura. É necessário garantir o bom estado dos elétrodos.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal