Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Como soldar aço inoxidável?

É soldador profissional? A Air Liquide, líder mundial de gases industriais, aconselha sobre os métodos de soldadura que lhe permitirão obter boas soldaduras (desempenho mecânico e aspeto).

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldadura_banner

Soldadura de aço inoxidável com elétrodo revestido (MMA) 

É possível soldar aço inoxidável utilizando o processo de soldadura por arco com elétrodos revestidos. Os equipamentos MMA (para soldadura por arco) permitem assim soldar aço inoxidável tendo em consideração a nuance do aço inoxidável na escolha do elétrodo.

Soldadura de aço inoxidável por TIG ou MAG

O processo TIG é normalmente utilizado para soldar aço inox. Apreciado pela sua qualidade, o TIG é perfeitamente adequado para espessuras mais finas: na verdade, ao contrário do MAG, o fornecimento de calor não está associado ao fornecimento de metal e permite, por isso, um melhor ajuste pelo soldador. A maioria das aplicações de aço inoxidável é nas espessuras mais finas, o que faz do TIG um dos processos mais populares. 

É necessário utilizar um gás inerte durante os trabalhos de soldadura de aço inoxidável com uma máquina de soldadura TIG: árgon puro ou mistura árgon/hélio ou hidrogénio para desempenhos otimizados em termos de penetração, de velocidade de avanço ou do aspeto do cordão.

De uma maneira geral, apenas os aços inoxidáveis austeníticos são compatíveis com o hidrogénio, o que deve ser evitado para os aços inoxidáveis ferríticos, por exemplo. A mistura árgon/hélio é amplamente compatível com os aços inoxidáveis.

Estes dois processos de soldadura são os mais comuns para este tipo de materiais. Recomenda-se a utilização de árgon, bem como de misturas de gases que permitam melhorar os desempenhos em função das nuances e dos desempenhos desejados.

Outras técnicas para soldar aço inox 

Outros processos ou técnicas, como a soldadura por plasma ou a laser, são adequados para soldar aço inoxidável. A densidade de energia gerada permite obter desempenhos elevados em termos de velocidade e de qualidade de soldadura.

Sabia?
A utilização de metal de adição (sob a forma de vareta em TIG ou arame em MAG), bem como de gás de proteção para soldar, é, em muitos casos, necessária. Para fazer a escolha certa, recomendamos que consulte o seu fornecedor de metal de adição e de gás, especificando o processo escolhido, a fim de definir o binómio ideal para o sucesso do seu projeto de soldadura.

 

A Air Liquide e os seus especialistas estão à sua disposição para qualquer pedido de informações sobre as diferentes técnicas para soldar aço inox.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal