Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

Como soldar alumínio?

A Air Liquide, líder de gases industriais, fornece-lhe as respostas às suas dúvidas diárias, quer seja um soldador profissional, artesão ou industrial. Nesta página, esclarecemos sobre a montagem de peças de alumínio ou ligas de alumínio.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldadura_banner

Que tipo de processo escolher para soldar alumínio e as suas ligas? 

Um determinado número de processos permite-lhe soldar alumínio e as suas ligas. Os processos de soldadura TIG (em corrente alterna), MIG , bem como o processo por Plasma e a Laser serão adequados para a maioria das necessidades para peças de 0,8 a 10 mm de espessura.

Obter a qualidade necessária é um problema real na soldadura de alumínio por arco elétrico, em particular devido à presença de porosidade. Os gases puros como o árgon ou uma mistura de árgon/hélio permitirão realizar soldaduras de boa qualidade.

Convém consultar a norma em vigor para as montagens mais exigentes (controlo por rádio, por exemplo). As porosidades são criadas maioritariamente pelo hidrogénio - não solúvel no sólido - proveniente da humidade. Como é óbvio, o gás de proteção deve ser adaptado. Os gases da gama ARCALTM têm, por exemplo, especificações que podem ir para além das normas. No entanto, é frequente que a humidade não seja proveniente da atmosfera ambiente e, por isso, é possível que o gás de proteção não seja libertado: a humidade pode estar contida na camada de alumina na superfície das peças de alumínio. Por isso, deve-se prestar atenção especial à preparação do estado da superfície na soldadura por arco elétrico MIG ou TIG.

Sabia?
O termo soldadura MAG não é utilizado para o alumínio. Na verdade, o gás utilizado é inerte: o processo é, por isso, denominado de soldadura MIG (“Metal Inert Gas”). Por outro lado, a soldadura de aços utiliza um gás ligeiramente oxidante e denomina-se, por isso, MAG (“Metal Active Gas”).

Que tipo de metal de adição escolher?

Existem diferentes tipos de metal de adição (alumínio, silício, manganês, etc.), sob a forma de varetas ou arame de soldadura, escolhidos em função do resultado desejado. Para fazer a escolha certa, recomendamos que consulte o fornecedor do metal de adição.

Não hesite em contactar os nossos especialistas, de modo a obter mais informações sobre a soldadura de alumínio. Estes poderão fornecer respostas personalizadas relativas à montagem de peças, à escolha da sua máquina de soldadura, ao seu gás ou ainda ao seu metal de adição (sob a forma de varetas ou de arame). 


É soldador e deparou-se com um problema específico? Se necessário, os nossos especialistas também podem visitar o local para ajudar a resolver as suas dúvidas técnicas.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal