Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Corte a laser

A Air Liquide explica-lhe a tecnologia de corte de metal a laser e as suas múltiplas vantagens.

Quer saber mais sobre o processo de corte a laser e os seus domínios de aplicação? A Air Liquide responde à suas perguntas!

O que é o corte a laser?

O corte a laser é um processo de corte térmico que utiliza a luz e permite fazer um canal de corte muito preciso através da ação combinada de um feixe de laser e de um gás de suporte neutro ou oxidante em função dos materiais e das prestações de corte que se pretende obter (oxigénio, azoto, árgon ou misturas). Trata-se de uma etapa importante a montante do processo de fabrico de peças industriais.

Os profissionais podem utilizar vários tipos de laser para o corte industrial:

  • Lasers CO2 (de 1 kW a 20 kW): é necessário dispor de um gás gerador de um feixe laser para criar um feixe. Este último é depois transmitido por um conjunto de espelhos seguindo uma trajetória ótica protegida até à cabeça de corte.
  • Lasers sólidos (1 kW a 30 kW): disco ou fibra capaz de transportar o feixe por fibra ótica.

Quais são os domínios de aplicação do corte a laser?

De todos os processos de corte térmico, o corte a laser é o processo cuja potência apresenta a densidade mais elevada.

As máquinas de corte a laser de controlo digital oferecem um amplo espetro de utilização em razão das capacidades do processo que podem estar associadas a cortes em 2D ou 3D.

Podem ser tratados diferentes materiais:

  • Materiais metálicos ferrosos e não ferrosos (aços ao carbono, aços inoxidáveis, alumínio e respetivas ligas, titânio e cuprosos) até 30 mm em função das potências do laser e dos materiais.
  • Materiais não metálicos (certos plásticos, madeira, cerâmica, tecido, cartão, papel e vidro sob determinadas condições, etc.)
  • Todavia, é necessário proceder a uma verificação do bom estado da máquina (espelhos, lentes, etc.), da superfície total dos materiais antes de avançar com o sistema de corte.
A saber:
O corte a laser e a dobragem permitem cortar materiais industriais. Estes podem compreender a criação em série de letreiros metálicos, mostradores, sinalética, ferramentas, placas, objetos decorativos etc. Contudo, não se trata aqui de tecido ou têxteis, fotos, ou ainda cartão e papel.


Regra geral, uma operação de corte a laser é frequentemente acompanhada por operações de dobragem ou montagem/soldadura que permitem criar peças complexas.

No momento da compra de uma máquina de corte por plasma ou a laser importa ter em conta vários fatores, nomeadamente:

  • As condições de implantação da máquina no interior da oficina
  • Os materiais a cortar (aço, inox, alumínio, cobre, etc.) e respetivas espessuras
  • A implantação exterior do sistema de alimentação do gás de suporte.

Qual o gás adaptado ao corte por laser?

Para o corte de aços de construção com uma máquina a laser, o oxigénio LASAL 2003 é o ideal. Para o corte de aços inoxidáveis e alumínios e ligas, recomenda-se a utilização do azoto LASAL 2001. Estes gases proporcionam uma melhor produtividade sem perderem a qualidade do resultado (corte raso).
O aumento da potência dos lasers permitiu não só cortar aço ao carbono de espessuras finas e médias com azoto, como também executar um corte liso (corte não oxidado).

A Air Liquide propõe uma gama de gases técnicos que se adapta à concretização de cada projeto industrial, em função do processo de corte (corte por plasma, laser, etc.).


O processo a laser é utilizado por diversos setores de atividade em razão da sua elevada precisão: o reduzido diâmetro do feixe permite um corte minucioso em múltiplas formas que pode atingir 30 mm. As aplicações são inúmeras, tanto no universo industrial como também artesanal.

Frequentemente, é possível proceder a uma otimização de algumas características específicas da aplicação, nomeadamente a gestão do gás, a velocidade de corte e o aspetos mecânicos tendo em vista obter os melhores acabamentos nos bordos das peças e limitar os riscos de deformação ao mesmo tempo que se garante o controlo dos custos do processo.

Os nossos especialistas estão disponíveis para responderem às suas perguntas.

As nossas soluções para corte

Soldadura industrial →

Corte industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal