Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

Corte por Plasma

Descubra o universo do corte por plasma: processo, domínios de aplicação, precauções.

O plasma utiliza-se nos setores da soldadura e do corte. A Air Liquide, líder francesa e mundial de gases, explica-lhe o sistema de corte por plasma.

O que é o corte por plasma?

O termo plasma é utilizado para designar o 4º estado da matéria: um gás ionizado composto por iões e eletrões.

O jato de plasma obtém-se por meio de um arco elétrico sob fluxo gasoso que se estabelece entre um elétrodo infusível (cátodo), cuja natureza depende das configurações (tungsténio, zircónio, háfnio), e a peça a cortar (ânodo) ao passar por uma tubagem de secção reduzida que comprime o arco, conferindo-lhe assim as características térmicas e dinâmicas necessárias para o corte: (temperatura que atinge os 30 000° K e uma elevada densidade energética) e a energia cinética (velocidade supersónica > Mach 1). Estes elementos são maioritariamente consumíveis e são substituídos regularmente.

A movimentação da tocha e do bico a uma distância sensivelmente constante da superfície da chapa forma um canal de corte e realiza a operação de corte de acordo com a forma pretendida em processo manual ou automático, e em função da alimentação (contínua, com o auxílio de um gerador incluído no posto que transforma a corrente alternada em corrente contínua, com uma tensão aproximada de 300/400 V em circuito aberto ou alternada).

O corte por plasma é um processo que utiliza gases de plasma a fim de criar um arco de plasma, para além de gases secundários ou anelares em função das configurações que possibilitam a obtenção de prestações elevadas ao nível da velocidade e qualidade.
Ao contrário do oxicorte, o corte por plasma não recorre à combustão para produzir o calor que vai provocar a fusão da peça a cortar localmente.

Os principais gases que podemos encontrar são:

  • Em gás de plasma: oxigénio, árgon/hidrogénio, azoto.
  • Em gás anelar: azoto, oxigénio, ar comprimido, misturas árgon/hidrogénio, metano, dióxido de carbono ou, por vezes, água.
A Air Liquide é um fornecedor de gases. A Air Liquide possui uma gama de gases de referência, para além de uma gama de gases técnicos, com maior precisão em relação às necessidades específicas do soldador (criada a pedido para a concretização de cada projeto específico de corte). Os teores máximos de impurezas são garantidos e estão muitas vezes abaixo dos valores recomendados nas normas. As garrafas de gases de soldadura e corte fornecidas pela Air Liquide podem ser equipadas com regulador integrado que permite também fazer um controlo rápido do estado da garrafa (aberta/fechada).

Quais são os domínios de aplicação do corte por plasma?

O corte por plasma utiliza-se em diferentes materiais: metais ferrosos e não ferrosos, conhecidos pela sua tolerância ao estado da superfície: oxidação, pintura ou geometria: redes metálicas por exemplo. Este processo é muito apreciado tanto pelas suas prestações de velocidade de corte a custo reduzido como pela sua precisão. Depois da operação de corte é possível fazer uma maquinagem.

As máquinas de corte por plasma são capazes de cortar diferentes tipos de materiais como aço, inox, alumínio, cobre, de espessuras médias a elevadas e de dimensões variáveis.

Quais são as precauções a tomar no quadro do corte por plasma?

A utilização das ferramentas de corte por plasma dá origem a radiações e gases. Na grande maioria dos casos, as máquinas automáticas de corte por plasma dispõem de sistemas de aspiração e de proteção contra as radiações luminosas provenientes do arco. No caso do corte por plasma manual, é obrigatório utilizar equipamento de proteção individual como luvas, máscara, ou calçado de segurança. Devido à formação de gases na operação de corte, é desejável que o trabalho decorra num ambiente arejado ou que beneficie de um sistema de aspiração.

Quais são as vantagens dos métodos do corte por plasma?

Os principais pontos fortes da tecnologia do corte por plasma são:

  • Versatilidade para um grande tipo de materiais
  • Polivalência entre dispositivo manual ou automático
  • Qualidade adequada aos investimentos realizados em relação ao oxicorte ou ao laser

As instalações e máquinas de corte por plasma proporcionam um amplo espetro de utilização em termos de prestações e de qualidade, oferecendo desta forma uma excelente relação preço/qualidade.

Os especialistas da Air Liquide em corte por plasma estão à sua disposição para responderem a qualquer pedido de informação. Não hesite em visitar a página da Air Liquide para estar ao corrente das mais recentes evoluções, e onde pode também encontrar a nossas publicações que se podem descarregar em formato digital. Os nossos especialistas estão igualmente à sua disposição para lhe prestar toda a assistência de que necessita na seleção dos gases, em função dos seus processos e das suas máquinas de corte.

As nossas soluções para corte

Soldadura industrial →

Corte industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal