Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Criogenia alimentar: arrefecimento, congelação, transporte em frio

A criogenia alimentar oferece um poder de refrigeração excecional. É um processo chave para a preservação das qualidades nutricionais e organolépticas naturais de um alimento ou para a melhoria do processo de fabrico ou ainda para o transporte sob temperatura controlada. Esta técnica é adequada para todos os tipos de alimentos, desde os mais frágeis até aos mais elaborados.

Soluções de arrefecimento ao longo de todo o seu processo

congelacao_arrefeciemnto_alimento
Arrefecimento criogénico dos alimentos
Ver solução
congelacao_arrefecimento_alimentos
Congelação criogénica dos alimentos
Ver solução
transporte
Transporte em frio
Ver solução

Flexibilidade, qualidade, economia: objetivos partilhados

Em resposta à evolução do comportamento dos consumidores, a Air Liquide ajuda-o a satisfazer as suas novas exigências em termos de qualidade ou de produtos inovadores.

Descubra as cinco vantagens chave da criogenia alimentar:

Qualidade

Resultados perfeitos em tempo recorde: a velocidade de arrefecimento ou congelação criogénica é ultra-rápida, o que preserva as propriedades organolépticas e a frescura dos alimentos na perfeição.

Flexibilidade

Multifuncional e compacto, o mesmo equipamento criogénico pode arrefecer, congelar, endurecer uma superfície, assegurando uma flexibilidade óptima da sua linha de produção.

criogenia_alimentar_2
criogenia_alimentar_4

Produtividade

A criogenia alimentar permite um ajuste contínuo da potência de arrefecimento com perdas reduzidas e um tempo de processamento do produto até 10 vezes mais rápido. Pode utilizar o seu equipamento constantemente na sua capacidade nominal, com uma perfeita preservação da qualidade dos seus produtos.

Performance 

Poupe tempo: combine o arrefecimento criogénico e mecânico para um arrefecimento ou congelação ainda mais rápidos.

Inovação

Crie novos produtos com volumes difíceis de prever e de lance-os no mercado com um investimento mais reduzido, graças à criogenia.

Guia Prático para o Arrefecimento e Congelação Criogénicos

Descubra como aumentar o prazo de validade mantendo a qualidade dos alimentos, baixando a temperatura de um produto muito rapidamente e de uma forma controlada.

ebook-food-industries

A experiência da Air Liquide em criogenia abarca todos os setores da indústria alimentar.
Quer se trate de soluções standard ou personalizadas, satisfazemos as suas necessidades específicas em termos de qualidade, eficiência e durabilidade.

Azoto
Saber mais
gas_dioxido_carbono
Dióxido de Carbono
Saber mais
serviços_e_formação
Serviços
Saber mais
Equipamentos
Saber mais
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.

O frio criogénico desde a transformação até ao transporte dos produtos alimentares

Para ultra-congelar, congelar, arrefecer de forma rápida e transportar sob temperatura controlada os alimentos, os processos de criogenia alimentar produzem frio a partir do dióxido de carbono (CO2) e do azoto (N2) gasoso ou líquido, mais também no estado sólido com o gelo carbónico (CO2).

O frio criogénico nos processos alimentares

A intervenção da criogenia vai dos processos de transformação até ao transporte frigorífico e à venda dos produtos alimentares.

Para arrefecer a baixa temperatura, ultra-congelar, congelar superficialmente para diferentes endurecimentos, moldar, proteger, evitar a oxidação, etc. os alimentos, a Air Liquide acompanha-o com a oferta Nexelia™ que combina gases alimentares ALIGAL™, equipamentos necessários, serviços adaptados e os conhecimentos das nossas equipas na criogenia dos alimentos.

ALIGAL™ oferece toda a qualidade e rastreabilidade de que necessita, no cumprimento das regulamentações europeias com a iniciativa HACCP.

Graças às temperaturas criogénicas, pode preservar as qualidades gustativas e nutricionais dos seus produtos, garantir a segurança alimentar e melhorar o desempenho económico e técnico da conservação e do seu processo de fabrico. Assim, o fenómeno da criogenia como técnica de conservação implica temperaturas baixas, o que permite transformar as moléculas em pequenos cristais, e preservar o sabor dos produtos alimentares e os benefícios ao longo do tempo.
A criogenia é também utilizada como nova técnica de cozedura para criar a cozinha molecular e provocar os movimentos circulares (gases vaporizados, etc.).

Ultra-congelação rápida em batch ou contínuo, ultra-congelação individual (IQF), congelação superficial para endurecimento ou moldagem, arrefecimento rápido e transporte de alimentos, etc. Uma gama de aplicações, de materiais e de gases (CO2 e azoto) para a criogenia na indústria agroalimentar.

Para garantir a integridade da cadeia de frio do produtor ao consumidor, a Air Liquide propõe soluções criogénicas fiáveis, silenciosas e ecológicas: com Carbofresh™ e Blueeze™ preserve eficazmente a frescura e a qualidade dos alimentos frescos ou ultra-congelados cumprindo as regulamentações e diretivas.

A criogenia alimentar permite, pois, arrefecer e conservar melhor os alimentos: uma parte da água evapora-se e as moléculas arrefecem rapidamente. A ciência tem ajudado a realizar muitos avanços neste ámbito. Para tal, em função das necessidades e das receitas, podem ser utilizados vários equipamentos, como os armários de arrefecimento, ou os armários de congelação.

Criogenia alimentar,, arrefecimento dos alimentos com Nexelia™

Preserve a qualidade gustativa dos seus produtos alimentares ao longo do tempo com Nexelia™ Congelação e ultra-congelação.

Carbofresh™ - Manutenção da cadeia de frio

Carbofresh™, soluções para o transporte e o respeito da cadeia de frio.

CARBOGLACE™ - Gelo carbónico

Respeite a cadeia de frio nos transportes urbanos com CARBOGLACE™, gelo carbónico.

Criogenia alimentar: Equipamentos

ultra-congelação dos alimentos, ultra-congelação IQF e arrefecimento: equipamentos de aplicações inovadoras em criogenia alimentar.

ALIGAL™ - Gás criogénico de qualidade

Gases alimentares especializados para a elaboração e o acondicionamento de produtos alimentares e bebidas.

Azoto

Azoto líquido ou gasoso numa ampla gama de qualidades e purezas para aplicações variadas na indústria, na alimentação ou na investigação.

Dióxido de carbono

CO₂ líquido ou sólido para inúmeras aplicações na indústria, na alimentação, na investigação e na análise.

Efeito criogénico ao nível celular

Propriedades dos alimentos, velocidade de ultra-congelação, fenómeno de perda de água, tempo de conservação dos alimentos.

Efeito criogénico ao nível celular

Propriedades dos alimentos, velocidade de ultra-congelação, fenómeno de perda de água, tempo de conservação dos alimentos.

Função dos diferentes gases na criogenia

Características físicas do azoto e do dióxido de carbono. Gases adaptados aos túneis e armários de arrefecimento e congelação dos alimentos.

Túneis criogénicos

Túneis de congelação e túneis de ultra-congelação clássicos para uma produção a baixa temperatura em todos os setores alimentares.

Qualidade dos alimentos

Preservação do aspeto, sabor e cor dos produtos graças à criogenização dos alimentos.

Cadeia de frio

Técnica de conservação dos alimentos da criogenização ao transporte a temperatura baixa. Redução dos riscos de descongelação.

Frio criogénico

Mais rápido do que o frio mecânico, o frio criogénico possui claras vantagens em termos de resultados obtidos e energia despendida.

Revestimento criogénico

Em batch ou em contínuo, o revestimento permite desenvolver uma nova gama alimentar (snacks, produtos com molho, etc.).

Segurança alimentar

Para preservar produtos, materiais e gases, a Air Liquide cumpre normas rigorosas.

Presença da criogenia

A criogenia está presente nos setores alimentares tradicionais, mas também para satisfazer as novas necessidades dos consumidores.

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal