Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

A criogenia nos diferentes setores agroalimentares

A criogenia está presente em diversos setores da indústria agroalimentar. A Air Liquide acompanha os industriais portugueses na expansão dos seus produtos para países europeus mas também para todo o mundo, nos seus processos em função das suas necessidades, quer o segmento de mercado seja tradicional, novo, ou uma tendência.

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

A indústria da carne 

Para as indústrias de carnes, a Air Liquide dispõe de propostas que permitem controlar a temperatura dos produtos à base de proteínas (carnes).

Nestas atividades, é importante manter as temperaturas dos produtos durante os processos que geram calor. Estas carnes podem ser arrefecidas ou ultra-congeladas (standard ou IQF) em equipamentos criogénicos adaptados (armários, túneis, etc.). Podem ainda ser congeladas superficialmente com diferentes níveis de endurecimento para assim obter um corte perfeito, como por exemplo na charcutaria, ou endurecidos com congelação superficial no sentido de manter uma dada forma antes do embalamento.

 

A indústria de lacticínios

O leite e os produtos de base láctea, que são sujeitos a uma transformação tal como o queijo, as sobremesas lácteas frescas ou geladas, são produtos alimentares que também utilizam a criogenia: arrefecimento rápido depois de um tratamento de calor (pasteurização), ultra-congelação, ultra-congelação IQF, multicamada, corte, congelação superficial para endurecimento antes do embalamento, etc.

 

A indústria de produtos do mar

A criogenia permite processar facilmente produtos individuais ultra-congelados mais frágeis e de elevado valor acrescentado, como é caso do peixe e marisco. Graças aos novos processos criogénicos é possível manter a cor e a frescura destes alimentos.

 

A indústria agrícola

A indústria agroalimentar engloba inúmeros setores e segmentos de mercado. As frutas e os legumes produzidos na agricultura são provenientes de regiões e territórios diferentes, e mudam com as estações. A Air Liquide permite ultra-congelar estes produtos sem que percam as suas características de aspeto, cor e textura, para que possam ser distribuídos ao longo do ano.

A indústria agroalimentar transforma ainda determinados produtos para com eles fazer pratos preparados, sopas ou ainda alimentos desidratados. Este processo é possível graças aos equipamentos criogénicos da Air Liquide.

 

A Air Liquide está presente no setor da alimentação. Os seus especialistas encontram-se em todo o território nacional, por isso não hesite em contactá-los se tiver algum pedido ou questão para colocar ou necessitar de uma solução.
Quer a sua empresa esteja no setor alimentar com alcance local ou nacional, ou ainda na grande  distribuição com um elevado volume de negócios, os nossos especialistas saberão dar-lhes as orientações de que necessita em matéria de produção e de fabrico.

Tem um projecto de criogenia alimentar ou necessita conselhos sobre temas de congelação ou refrigeração?

ebook_criogenia_alimentar
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de congelação criogénica ou refrigeração, com estudos de caso

Descarregar o eBook
congelacao_criogenia_alimentos
A nossa solução na criogenia alimentar

Descubra Nexelia™ para Refrigeração e Congelação: gás, equipamentos e serviços.

Descubra mais

As nossas soluções para criogenia alimentar

Criogenia alimentar →

Arrefecimento criogénico →

Congelação criogénica →

Transporte em frio →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal