Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

A criogenia e os túneis criogénicos

Os túneis são meios que aplicam  técnicas de conservação criogénica. Estes métodos de conservação aumentam a duração dos alimentos, preservando as suas qualidades. Nesta página, a Air Liquide providencia esclarecimento sobre os diferentes túneis criogénicos. Não obstante poderá entrar em contacto com os especialistas da Air Liquide que estão à sua disposição para lhe dar qualquer conselho ou sugestão sobre os equipamentos criogénicos ou a duração dos alimentos.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

a_criogenia_e_os_tuneis_criogenicos

O que é um túnel criogénico?

Um túnel criogénico é um material de aplicação dotado de um tapete rolante, que permite ultra-congelar produtos alimentares, como por exemplo frutas e legumes, mas também pratos preparados ou pré-cozinhados. Este método de conservação pelo frio funciona com dióxido de carbono e azoto e permite preservar as qualidades do alimento e das refeições cozinhadas em termos de sabor e de benefícios para a saúde humana, bem como prolongar o prazo de validade do alimento. Concretamente, este método de conservação dos alimentos funciona graças à cristalização da água existente nos produtos. As bactérias que estes contêm sofrem uma secagem e só se reativam quando o consumidor final descongela o alimento em casa, ou o coloca num frigorífico doméstico.

Os túneis tradicionais (em linha)

Os túneis em linha são os mais conhecidos e utilizados. Depois de carregados os alimentos, o tapete avança num sentido. O azoto e o dióxido de carbono estão presentes ao longo de toda a trajetória do alimento graças à sua pulverização e ao sistema de ventilação forçada. Em função das características e da dimensão dos alimentos que vão ser arrefecidos, é possível ajustar o tapete graças às malhas: extrafinas, finas, médias, ou mais largas.

Os túneis especiais

Contudo, em função das necessidades, pode esta técnica de conservação ser boa, mas a dimensão dos túneis não estar adaptada. Para isso, a Air Liquide desenvolveu novos túneis com dimensões especiais.
Exemplo concreto de túnel especial

Determinados produtos necessitam de passar num túnel criogénico para otimizar a conservação alimentar, mas é preciso que o comprimento corresponda a três túneis lineares. Para reduzir as necessidades de recursos humanos e a dimensão da instalação, e aumentar a segurança, a Air Liquide desenvolveu o túnel de três tapetes, no qual os produtos mudam de linha automaticamente. Este túnel permite igualmente a passagem de alimentos frágeis como os cubos de queijos, que poderiam desfazer-se num túnel linear clássico.

Se precisar de algum conselho, sugestão ou necessitar de algum esclarecimento sobre os túneis criogénicos, ou sistema para conservação dos produtos congelados a utilizar após esta técnica de conservação dos alimentos, não hesite em contactar os nossos especialistas em criogenia.
Estando presente em todo Portugal, eles saberão dar-lhe a orientação de que necessita em função das suas necessidades e do seu setor alimentar, num curto prazo.

As nossas soluções para criogenia alimentar

Criogenia alimentar →

Arrefecimento criogénico →

Congelação criogénica →

Transporte em frio →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal