Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

Qual é a diferença entre soldadura e brasagem?

A brasagem e a soldadura são dois processos utilizados para montar materiais em diferentes sectores industriais ou artesanais, como a canalização (tubos e ligações).

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldadura_banner

A soldadura é uma operação que permite unir peças a soldar.
Uma soldadura é obtida pela fusão de materiais (metal de base) e metal de adição na maioria dos processos. (Chama, TIG, MIG/MAG). As temperaturas elevadas são aquelas que correspondem à temperatura de fusão dos metais.

A brasagem é uma operação de montagem que se obtém pela fusão de um metal de adição (por exemplo à base de prata ou estanho) sem fusão de metal de base. O ponto de fusão do metal de adição deve, por isso, estar a uma temperatura inferior à do metal de base.

Sabia?
Para montar as peças metálicas, utiliza-se normalmente o processo de soldadura. A denominação "soldadura" é utilizada tanto para definir o processo como o produto ou resultado do processo de soldadura. Do mesmo modo, a denominação "brasagem" é utilizada tanto para definir o processo como o resultado obtido.

Existem vários tipos de brasagem: a brasagem branda e a brasagem forte. A montagem em brasagem forte necessita de temperaturas de fusão de 600 °C a 1000 °C, ao passo que, em brasagem branda, a fusão do metal de adição é efetuada a menos de 450 °C.

Em soldadura e em brasagem, o principal objetivo é obter o melhor desempenho mecânico possível.

Em particular para a brasagem, o metal de adição fundido deve estar perfeitamente “em contacto” com o metal de base. É dividido, em primeiro lugar, por capilaridade, favorecido pelo aquecimento das peças metálicas a serem montadas, depois por difusão. Por isso, deve-se prestar atenção especial aos trabalhos de preparação, ao estado da superfície.

 

A Air Liquide, líder mundial no domínio dos gases industriais, domina na perfeição as diferenças entre soldadura e brasagem. Os nossos especialistas podem aconselhar sobre a escolha dos gases, varetas e metais de adição de modo a efetuar uma soldadura (soldadura TIG e outros processos) ou uma brasagem (com maçarico) de qualidade, tendo em conta as suas necessidades.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal