Oxicorte - Air liquide

Que gás utilizar para cortar alumínio?

A Air Liquide esclarece sobre a escolha do gás ou mistura de gases para cortar alumínio consoante as suas aplicações (laser ou plasma).

Que gás utilizar para o corte por plasma de alumínio? 

No processo de corte por plasma podem ser utilizados diferentes gases: 

  1. Azoto, às vezes ar comprimido para baixas espessuras. 
  2. Árgon/hidrogénio para espessuras mais elevadas, de 6 a 15 milímetros.
    A percentagem de árgon e de hidrogénio na mistura pode variar consoante o material seja puro (alumínio) ou não (materiais ligados). Na verdade, o jato de plasma gerado pelo arco elétrico está a uma temperatura mais elevada e, por isso, permite grandes velocidades ou uma melhor penetração.

Também é possível utilizar um vórtice de água.

Que gases utilizar para o corte a laser do alumínio?

Para o processo a laser, é possível utilizar vários gases: azoto, uma mistura de azoto/oxigénio, ou até mesmo ar em função dos critérios de qualidade e de produtividade.

Em geral, para o corte de alumínio e o corte de aço inoxidável, os processos plasma e laser são mais adequados. O processo de oxicorte não é utilizado.


A Air Liquide propõe-lhe uma vasta gama de misturas e gases de corte. Os nossos especialistas estão disponíveis para qualquer questão/pedido relativo aos processos, aos gases e aos materiais. Além disso, os nossos especialistas também atuam no domínio da soldadura e podem assim garantir a continuidade dos seus projetos e aconselhar em todas as etapas de modo a obter uma boa qualidade de soldadura.

Tem alguma pergunta sobre soldadura industrial? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy