Soudage MIG y MAG

Qual é a diferença entre os processos de soldadura MIG e MAG?

A Air Liquide explica-lhe as especificidades e as diferenças da soldadura MIG/MAG, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada processo.

Os processos de soldadura MIG e MAG

Os processos de soldadura MIG (metal inert gas) e MAG (metal active gas) são ambos processos de soldadura com arco manuais, semiautomáticos, automáticos ou robotizados. A utilização de uma bobina de metal de adição pelo soldador, elétrodo fusível também denominado fio de soldadura, (), permite executar soldaduras MIG/MAG em contínuo. Estes processos proporcionam uma boa penetração e podem soldar materiais de espessuras finas a elevadas. Estão acessíveis inúmeras regulações (velocidade do fio, corrente, tensão, etc.) nas máquinas de soldadura com arco MIG/MAG e algumas estão associadas. Os geradores recentes utilizam sinergias: receitas de funcionamento adaptadas que fazem evoluir os parâmetros de forma definida e que tornam mais simples as operações de solda de peças, limitando, por exemplo, parâmetros variáveis como a velocidade do fio.

Que tipo de gás utilizar?

Os processos MIG e MAG não utilizam o mesmo tipo de gás, tendo este um aspeto fundamental no que diz respeito à solda. Com efeito, na soldadura MIG exige-se um gás inerte. Este não reage com o metal fundido e serve sobretudo para proteger o banho de fusão. São usados, principalmente, árgon, ou misturas de árgon/hélio, ou até mesmo hélio puro. O aspeto do cordão de soldadura MIG é um dos parâmetros críticos e frequentemente uma fonte de defeitos de qualidade.

Regra geral, o sistema de soldadura MAG requer que se utilize o árgon como gás de base, misturado com gases ativos (oxidantes conforme NF EN ISO 14175) como o CO2 e/ou o O2.

Na realidade, os gases oxidantes criam, de forma limitada, óxidos na superfície. Estes óxidos são “emissivos”: vão facilitar a saída de eletrões e, portanto, contribuir para a constante estabilidade do arco elétrico. Todavia, no sentido de limitar os níveis de oxidação do cordão, importa fazer um controlo rigoroso do teor de elementos oxidantes no gás de proteção.

Podemos assim encontrar:

  • Para aços inoxidáveis: misturas Ar-CO2 ou Ar-O2 com teores inferiores a 2%. É indispensável aqui não oxidar o crómio, elemento de grande importância para a proteção anticorrosiva.
  • Para os aços: misturas Ar-CO2, Ar-O2, ou Ar-CO2-O2. O teor de elementos oxidantes apresenta valores de até 18%. O poder oxidante do oxigénio é mais elevado do que o do CO2. O oxigénio exerce igualmente um papel tensioativo, permitindo uma melhor difusão do cordão (molhagem) e uma menor viscosidade do banho de fusão. O resultado será uma maior velocidade de progressão na horizontal, que apresenta limitações, tais como uma maior dificuldade em lidar com o banho no momento da soldagem em posição.

Para o processo de soldagem com fio fluxado, o teor de elementos oxidantes é crítico. Com efeito, estes vão contribuir diretamente para as taxas de perdas de elementos de liga adicionados no fluxo do metal de adição. Importa, pois, respeitar as especificações do metal de adição. Encontramos, assim, gases da classe M20, M21 conforme a ISO 14175 ou até CO2 puro.

Sabia que…?
Podemos fornecer-lhe em garrafas de gás diretamente na nossa rede de distribuidores, bem como o material para soldadura de peças por arco elétrico adaptado: fios de soldadura para o processo MIG/MAG, varetas para o processo TIG, elétrodos revestidos para o MMA, tochas para todos os processos TIG Plasma ou MIG MAG. A Air Liquide propõe igualmente uma gama alargada de gases de soldagem diretamente às empresas, em garrafas de diferentes dimensões, para além do material necessário para a respetiva aplicação. Não hesite em contactar a Air Liquide para saber mais sobre composições das misturas oferecidas para os diversos processos.

 

A Air Liquide e os seus especialistas em soldadura MIG/MAG estão à sua disposição para responder a todas as perguntas ou pedidos de informação sobre as técnicas para melhorar a produtividade e soluções de gás para o processo de soldadura MIG/MAG. Não hesite em contactá-los.

Tem alguma pergunta sobre soldadura industrial? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy