soudage et découpage gaz - Air Liquide

Soldadura TIG/de metais

A Air Liquide explica-lhe os processos de soldadura TIG: princípio, aplicações, materiais de adição, conselhos, vantagens e desvantagens.
O princípio da soldadura TIG data dos anos 1950 em França. Este artigo permite-lhe manter-se ao corrente dos progressos da soldadura TIG.

soldadura tig

O que é o processo de soldadura TIG?

O procedimento TIG (Tungsten Inert Gas) é um processo de soldadura por arco com elétrodo refratário no qual há um gás inerte que protege todo o elétrodo, o banho de fusão, o metal de adição e a peça. Este processo de soldadura sob fluxo gasoso pode fazer-se com ou sem adição de metal. O gás utilizado tem necessariamente de ser inerte: muitas vezes à base de árgon puro ou uma mistura de árgon e hélio ou hidrogénio. A taxa de oxigénio deve ser baixa, caso contrário é uma fonte de desgaste prematuro do elétrodo.

A título de exemplo, a utilização de árgon-hélio permite obter uma excelente molhagem e penetração de solda: ligação entre o cordão e o material a soldar o mais horizontal possível.

Na execução do seu trabalho, o soldador aciona um gatilho na máquina de soldadura. Esta ação cria um arco elétrico de baixa potência e alta frequência, para o início, que tem a característica de se fixar facilmente entre o elétrodo de tungsténio e a peça. De seguida, aumenta-se progressivamente a corrente (corrente contínua ou corrente alternada) fornecida. A energia gerada pelo arco é suficiente para realizar uma soldadura.
No caso em que se utiliza um metal de adição, este apresenta-se sob a forma de vareta no processo manual ou de bobina no processo automático.
 

Sabia que…?
Pode utilizar um gás de proteção reversa (da mesma natureza do gás de proteção utilizado para o TIG ou azoto ou uma mistura azoto - hidrogénio) para evitar dificuldades ou problemas relacionados com a oxidação do reverso da junta, em particular em ligas sensíveis como os inox.

Quais são as aplicações resultantes do processo de soldadura TIG?

Sobre o princípio da aplicação da soldadura por arco TIG, desenvolveram-se outras técnicas. Podemos referir: 

  • A soldadura de metais TIG por pontos, utilizada para executar soldaduras em chapas com espessuras mais finas na ordem dos 2 mm, em aços não ligados e inoxidáveis.
  • A soldadura de metais TIG multicátodo: um processo de soldadura por arco que consiste em utilizar várias tochas solidárias (2 a 4 tochas). Este método permite aumentar a velocidade de solda de um fator de 2 a 4
  • Os aparelhos de soldadura no processo de arco submerso com tungsténio podem ser adaptados à soldadura por arco por meio de um elétrodo revestido graças a um “modo” MMA (Manual Metal Arc Welding) para executar as soldaduras.

Quais são os domínios de aplicação para a soldadura TIG?

A soldagem TIG pode ser utilizada em modo manual, automático e robotizado. Este tipo de soldadura utiliza-se com frequência para espessuras baixas a médias. As operações de soldadura com espessuras superiores são raras. A sua desvantagem assenta no tempo de execução que é mais elevado em comparação com outros processos como a soldadura MIG/MAG, laser, etc.

A grande vantagem é garantir a melhor qualidade dos cordões obtidos.

O processo TIG utiliza-se com frequência em setores de ponta como equipamentos sob pressão, indústria alimentar, aeronáutica ou nuclear nos quais as qualificações dos soldadores são controladas, devendo ser objeto de certificação. Na realidade, o processo TIG permite uma correta regulação dos parâmetros para um maior controlo do processo.

Que metal de adição usar para soldadura TIG?

O processo TIG utiliza-se principalmente em soldagem homogénea: o metal de adição escolhido é de uma variedade próxima do metal de base. O metal de adição apresenta-se sob a forma de vareta de soldadura para a soldadura manual, e sob a forma de fio de soldadura (bobina similar à da soldadura MIG MAG) para a soldadura automática.

Que conselhos se podem dar para a soldadura TIG?

O TIG é um processo de baixa densidade de energia, pelo que permite limitar as deformações.

Alguns conselhos:

  • Verificar regularmente o estado do material de soldadura, o adelgaçamento do elétrodo
  • Cuidar do estado da superfície, em particular se for alumínio
  • Verificar os caudais de gás para otimizar a proteção do banho de fusão e do elétrodo, do oxigénio e do azoto do ar ambiente.


A Air Liquide, especialista em soluções de soldadura e de gases de soldadura (garrafas de árgon puro ou mistura ou árgon liquido, pode dar-lhe boas recomendações e partilhar conhecimentos sobre qualquer tipo de soldadura sob fluxo gasoso (TIG, MIG/MAG, plasma, laser). Os nossos especialistas saberão ajudar a escolher o processo de soldadura mais adequado, para além de poderem igualmente executar os controlos do material de soldadura do cliente. 

Tem alguma pergunta sobre soldadura industrial? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy