Passar para o conteúdo principal

Fabricacão Aditiva
Impressão 3D industrial de metal

Gases nos processos de fabricação aditiva para um resultado final de qualidade

Fabricação aditiva com os gases Air Liquide

Seja qual for o processo (Fusão Seletiva a Laser (SLM) ou feixe de eletrões (EBM), deposição de material sob a forma de pó ou fio (DMD)), a fabricação aditiva ou impressão 3D industrial permite conceber novas peças com geometrias complexas ou funcionalidades novas.

Embora representem apenas uma parte muito reduzida na estrutura de custos das peças metálicas, os gases são contudo indispensáveis para o funcionamento das máquinas, pelo que o seu fornecimento necessita de uma garantia de continuidade.

O principal gás utilizado no fabrico de peças metálicas é o árgon mas, dependendo dos materiais, também se pode utilizar azoto ou hélio. Evidentemente, estes gases devem ser utilizados em condições de segurança bem controladas (ex.: risco de anoxia).

O árgon (Ar), o azoto (N₂) ou o hélio (He) permitem inertizar a câmara de construção da impressora 3D. 

Estes gases evitam qualquer deformação ou ignição da peça no momento da sua impressão a alta temperatura. Os nossos gases específicos de 3D estão certificados de acordo com as diferentes farmacopeias, pelo que permitem uma impressão ótima de materiais médicos.

A fabricação aditiva e as operações de acabamento

A qualidade das peças depende da qualidade dos pós. Estes devem ser conservados e reciclados para reduzir a respetiva oxidação.

Uma vez concluída a fase de construção, as peças devem ser submetidas a operações de acabamento:

  • Arrefecimento em atmosfera neutra antioxidante
  • Limpeza por meio do processo de limpeza com CO₂
  • Tratamento de distensionamento para eliminar as tensões residuais
  • Tratamentos térmicos complementares eventualmente necessários para conferir às peças as características mecânicas ou as propriedades de superfície desejadas

Livro Branco "Fabricação Aditiva de metal"

Quer implementar a Fabricação Aditiva no seu processo e não sabe por onde começar?

O livro branco Fabricação Aditiva de metal - Recomendações e Boa Práticas para a Fusão Selectiva a Laser -  dá-lhe a conhecer os 10 pontos fundamentais que deve ter em conta para introduzir a impressão 3D no seu processo produtivo.

Faça dowload gratuitamente!