Muitos dos nossos clientes manifestaram o desejo de terem um suporte mais resistente ao tempo do que o papel e também de obterem a FDS. Pretendemos assim dar resposta à obrigação regulamentar de comunicar a FDS, e mantermo-nos numa lógica de desenvolvimento sustentável evitando o plástico.
Em inglês “Quick Response Code” [Código de Resposta Rápida], é um código de barras bidimensional que pode ser lido por um Smartphone equipado com máquina fotográfica e uma aplicação para o descodificar (E-Data). Trata-se de uma tecnologia muito utilizada para ligar o mundo real (objeto) ao mundo virtual (web).
A aplicação E-Data é gratuita e está disponível na Apple Store e Google Play. No motor de busca, introduza E-Data Air Liquide e instale-a no seu Smartphone. Uma vez concluída a instalação, surge um ícone no ecrã.
A primeira recomendação é verificar se descarregou mesmo a aplicação E-Data Air Liquide e não uma aplicação normal de Código QR, que não funciona. Exemplo de Código QR Ícone da aplicação E-Data
Se de facto descarregou a aplicação E-Data Air Liquide e o Código QR não é reconhecido pelo seu Smartphone, pode tratar-se de um equipamento que não dispõe de resolução suficiente para reconhecer o Código QR, ou então estamos perante um Código QR ilegível (dobra, sujidade, rasgão, etc).
ou através do Smartphone, que propõe de início a introdução manual dos códigos que correspondem ao n.° do lote + n.° da garrafa, ou passando pelo menu “Digitar um código”.
ou através do sítio web www.e-data. airliquide.com , que propõe a mesma funcionalidade. Basta introduzir estes 2 códigos nos campos deixados livres na etiqueta representada virtualmente.
A norma ISO 17025 impõe o envio de um Certificado por via postal. A Air Liquide está a analisar com a entidade certificadora ENAC/COFRAC as possibilidades de uma desmaterialização que permita assegurar a confidencialidade dos dados.
De facto, há duas categorias de misturas para as quais o Código QR só permite recuperar a FDS. São as misturas certificadas ENAC, para as quais a norma impõe o envio de um Certificado por via postal, e as misturas específicas, que não possuem Certificado de Análise mas sim uma Ficha de Produto (como um gás puro). Assim sendo, não há existe Certificado para desmaterializar.