Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View

Dióxido de Carbono

Antecipamos as diversas necessidades dos nossos clientes

O dióxido de carbono serve para um conjunto importante de aplicações.

O dióxido de carbono (CO2) serve para inúmeras aplicações essenciais em diferentes setores. No estado sólido (-78°C), o dióxido de carbono, também conhecido como gelo seco, é uma fonte de frio que se pode utilizar como fluido criogénico para processos como a ultra congelação para conservação de tecidos e a extinção de incêndios, já que é não combustível. O dióxido de carbono emitido para a atmosfera pelas atividades químicas e de gás e petróleo, pode ser capturado e purificado para ser utilizado em muitos setores e aplicações distintas.

Modos de Fornecimento

O dióxido de carbono está disponível a granel, em garrafas individuais, em cestas de garrafas e rangers líquidos. A Air liquide disponibiliza dióxido de carbono comprimido e dióxido de carbono líquido com diferentes níveis de pureza e volume.

Equipamentos

A Air Liquide fabrica equipamentos de manipulação de gases para fornecer dióxido de carbono puro e misturas de dióxido de carbono, de forma segura, até ao ponto de utilização, incluindo manómetros, aquecedores elétricos e manifolds de estação única.

Indústrias associadas

Automóvel
O dióxido de carbono utiliza-se como componente em muitas misturas de gases da marca ScottTM, incluindo misturas de gases de dois ou mais componentes, utilizadas no setor automóvel. O dióxido de carbono em azoto utiliza-se como mistura de calibração de gases padrão no teste de emissões de motores. Estas misturas estão certificadas pela norma ISO 17025 e cumprem a norma Part 86.


Alimentação e Bebidas
A Air Liquide fornece dióxido de carbono a clientes dos setores da alimentação e bebidas com várias aplicações, nomeadamente a carbonatação. O dióxido de carbono líquido para bebidas é um ingrediente chave das bebidas carbonatadas como os refrescos, a cerveja e o vinho. O setor alimentar utiliza o dióxido de carbono para aplicações de processamento de alimentos como a congelação e a refrigeração, o enchimento em atmosfera modificada e o controlo de temperatura para produtos sujeitos a armazenagem e transporte. As unidades de produção de dióxido de carbono da Air Liquide que abastecem o setor dos alimentos e bebidas obtiveram a Certificação do Sistema de Segurança Alimentar 22000 (FSSC 22000), uma norma de segurança alimentar reconhecida internacionalmente.
 

Fabricação metálica
No setor da fabricação metálica, o dióxido de carbono é utilizado em grande escala como gás de proteção no processo de soldadura semiautomática.
 

Tratamento de águas
Em muitos setores, o dióxido de carbono é utilizado para aplicações de tratamento de águas como a redução do pH para neutralizar processos e fluxo de águas residuais.
 

Petróleo e Gás
No setor upstream do petróleo e do gás, o dióxido de carbono utiliza-se em aplicações de serviços de poços, como a fratura hidráulica, bem como em aplicações de Recuperação Avançada de Petróleo (Enhanced Oil Recovery, EOR), como o deslocamento miscível.
 

Dióxido de carbono de alta pureza para investigação e desenvolvimento
A Air Liquide oferece dióxido de carbono como gás puro disponível em três escalas de qualidade. O dióxido de carbono para cromatografia supercrítica (Supercritical Grade Chromatography, SFC) de ALPHAGAZTM é fabricado com todo o cuidado para minimizar as impurezas críticas que influenciam o rendimento da SFC, apresentando-se com uma pureza de 99,995%. O dióxido de carbono para extração supercrítica de fluidos (Supercritical Fluid Extraction, SFE) de ALPHAGAZTM é disponibilizado com uma pureza de 99,997%, que o torna perfeito para extrair componentes. O dióxido de carbono da classe ALPHAGAZTM 1, com uma pureza de 99,999%, está concebido para outras aplicações de laboratório.