Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View
hydrogen

Hidrogénio

Energia limpa

A Air Liquide fornece hidrogénio, um gás crucial para numerosos setores num vasto leque de aplicações.

Hidrogénio, portador de energia limpa

Se for utilizado numa pilha de combustível, o hidrogénio combina-se com o oxigénio do ar para produzir eletricidade, originando água como único subproduto. A Air Liquide está presente em toda a cadeia de fornecimento de hidrogénio, desde a produção até ao armazenamento, à distribuição e ao desenvolvimento de aplicações de utilizador final, o que permite alargar de forma benéfica o uso do hidrogénio como energia limpa ao setor da manipulação de materiais, aos automóveis de consumo e ao transporte público.


Os serviços globais de frotas movidas a hidrogénio da Air Liquide estão a levar as frotas de todo o mundo a optarem por uma forma de manipulação de materiais mais eficiente, rentável e ecológica. De igual modo distribuímos soluções quer para a produção de energia, quer para equipamentos descentralizados de distribuição de hidrogénio.

Hidrogénio para a refinação

O hidrogénio utiliza-se para a dessulfuração de combustíveis, o que evita a formação de dióxido de enxofre quando se queima o combustível. A Air Liquide conhece as necessidades das refinarias atuais, pelo que proporciona soluções económicas para os requisitos em matéria de serviços públicos e gases industriais. Como fornecedores de hidrogénio ao domicílio com total capacidade, personalizamos as nossas soluções de recuperação e produção para se adaptarem ao volume, à pressão e à pureza que os clientes pretendem. Para isso, avaliamos a forma mais adequada de fornecer hidrogénio e combinamo-la com o fornecimento de vapor, cogeração e gás de síntese, conforme o caso. Para completar a nossa oferta, proporcionamos soluções para a captura e a recuperação de dióxido de carbono.


Air Liquide Global E&C Solutions encarrega-se de projetar e fabricar reformadores de metano com vapor em grande escala para clientes dos setores químico e petroquímico. Podemos adaptar-nos a um grande número de tamanhos de instalações e matérias-primas, entre as quais se contam gás natural, gases de refinaria, nafta, LPG ou a mistura de dois ou mais destes gases. Também no catálogo de tecnologias Lurgi da Air Liquide se incluem tecnologias para a produção de hidrogénio como, por exemplo, a gaseificação e a reformação catalítica autotérmica.

Hidrogénio em quantidades inferiores

A Air Liquide oferece hidrogénio como um gás especial puro disponível, em duas qualidades. A qualidade ALPHAGAZTM 1 tem uma pureza de 99,999%, enquanto a pureza da qualidade ALPHAGAZTM 2 é de 99,9999%, o que converte este gás em ultrapuro para aplicações analíticas e de laboratório cruciais. A Air Liquide fabrica também misturas de gases de hidrogénio da marca ScottTM em diferentes equilíbrios para aplicações de laboratório como, por exemplo, captura eletrónica, combustível de ionização de chama e gás de forno. O hidrogénio em equilíbrios de hélio ou azoto também está disponível como gás combustível de deteção de ionização de chama (FID) para aplicações em testes de emissões de motores na indústria automóvel.

Equipamentos

A Air Liquide fabrica diferentes equipamentos de manipulação de gases para entregar o hidrogénio puro e as misturas de gases de hidrogénio de forma segura no seu ponto de utilização, incluindo reguladores e centrais de estação única.

Modos de Fornecimento

Fornecemos hidrogénio através de canalização, entregas a granel e tecnologias de produção on-site. Também enchemos hidrogénio puro e misturas de gases de hidrogénio em diferentes garrafas a alta pressão.

Indústrias associadas

  • Automóvel
  • Investigação e Análise
  • Gás e Petróleo
  • Fabricação metálica
  • Aeronáutica
  • Energias renováveis