Passar para o conteúdo principal
Air Liquide Portugal

Gás Refrigerante R744

Gás refrigerante R744: a alternativa ecológica a inúmeros gases refrigerantes fluorados

O novo gás refrigerante R744 é uma alternativa ecológica aos refrigerantes fluorados para sistemas de refrigeração . O R744,  é composto por CO2 excessivamente puro, que pode ser utilizado nos sistemas de carga de armários de refrigeração aplicados extensivamente nos supermercados, sistemas de climatização controlada, refrigeração automóvel, entre outras aplicações. 

R744: um gás refrigerante ecológico

Este novo gás refrigerante R744  apresenta uma alternativa ecológica a inúmeros gases refrigerantes fluorados. O Novo R744 é composto de CO2,  que è um gás natural, não tóxico, não inflamável e não destrói agressivamente a camada de ozono, e o seu efeito estufa è muito inferior ao dos refrigerantes Clássicos. Para além de todas as vantagens ambientais, os sistemas de refrigeração que trabalham com o R744 atingem eficiências superiores, e gastos energéticos inferiores, para além dos custos de manutenção serem mais moderados comparativamente com soluções clássicas vigentes no mercado actual.

Com o decreto europeu alusivo aos produtos químicos HFC, de 1 de Janeiro de 2015 e todas as restrições previstas para esta tipología de gases, o dióxido de carbono passa a ser cada vez mais a solução responsável para o meio ambiente e capaz de prolongar a vida dos sistemas nos quais è utilizado. 

Em conformidade com os objectivos e a missão Air Liquide que se compromete a preservar o meio ambiente, foi criado o produto natural e ecológico, CO2 - R744.

Este gás foi desenvolvido com o mais elevado standard de qualidade e sujeito a controlos exaustivos que permitem garantir valores de humidade reduzidos ao máximo e uma pureza comparável com aquela dos gases ultra puros. 

Esta escolha foi elaborada em virtude de a Air Liquide querer garantir a melhor performance e eficiência dos sistemas, evitando contaminações, como a formação de ácido carbônico ou neve carbônica, que podem levar a corrosão interna do sistema, roturas e deficiências operativas. A formação de ácido carbônico, devido a combinação das moléculas de água com a CO2 em condições de pressão e temperatura críticas è um fenômeno decisivo neste tipo de aplicações. 

 

Os sectores de aplicação do gás refrigerante R744

O gás refrigerante CO2 R744 pode ser utilizado em várias aplicações industriais e comerciais tais  como:

  • Refrigeração para o sector automóvel, (MAC – Mobile Air Conditioning) e outros veículos,
  • Cámaras frigoríficas destinadas a supermercados e chillers,
  • Sistemas de refrigeração residenciais a clima controlado.

Devido às suas características termodinâmicas o CO2, tem excelentes capacidades energéticas, principalmente em sistemas a cascata ou trans-críticos. Por exemplo, a eficiência de um sistema de refrigeração a temperatura negativa, a cascada é aproximadamente 12% superior ao de uma central clássica.

 

A Solução R744 de Air Liquide

O CO2 R-744 de Air Liquide garante um teor de água quase nulo, inferior a 5 ppm. Esta qualidade è completamente determinativa para a vida útil dos sistemas de refrigeração. A introdução  de humidade no sistema pode  portar a riscos extremamente elevados. Cada Garrafa de R744 é equipada com uma válvula de dupla saída com um sistema standard de pressão positiva que assegura a conservação da pureza do gás e  evita qualquer contaminação externa do productos durante o seu uso ou armazenamento. 

As garrafas de R744 Air Liquide são equipadas com uma válvula de dupla saída, que permite a extração sem riscos e com segurança do produto, quer em fase gasosa quer em fase líquida, e em função da necessidade da aplicação. Esta é uma vantagem determinativa relativamente a outros produtos semelhantes e presentes no mercado. Este packaging único, facilita a gestão dos stocks e da redução do número de transportes necessários, devido ao facto que è possível utilizar uma única embalagem em vez de duas.  Esta distinção permite ao utilizador evitar manobras perigosas e complexas para a obtenção de  duas fases de gás. 

Air Liquide oferece:

  • Soluções personalizadas
  • Embalagens de diferentes tamanhos em função de aplicações de start up ou manutenção de circuitos. 
  • Embalagens de elevada capacidade para efectuar os primeiros enchimentos de sistemas. 
  • Disponibilidade de compra de garrafas para colocar “in situ” ou fornecimentos “spot”

Vantagens e soluções da Air Liquide

  • Elevado rendimento -> Gás seco caracterizado pela sua elevada pureza e um conteúdo de água inferior a 5 ppm.
  • Seguro -> Válvula com dupla saída, permite extrair o produto da garrafa em fase gasosa ou líquida
  • Práctico -> Racor de Ligação idêntico para toda a gama de garrafas CO2 R744. Utilização de um único recipiente para aplicações gás ou líquido.
  • Económico -> Uso de uma só embalagem para efectuar operações de enchimento ou manutenção

 

Porquê abandonar os sistemas clássicos que usam refrigerantes tipo HFC

No âmbito das indicações do regulamento F.gás, o preço dos HFC deixou de ser estabelecido  custo de produção do produto e passou a ser determinado também do seu impacto no GWP, que tem  influência direta na  disponibilidade de mercado. A redução constante de refrigerantes com valores elevados GWP,  associada. A procura  muito maior do que a oferta leva a um aumento continuativo de preços.

As quotas de HFC tendem assim a ficar com um valor de mercado muito impactante, o aumento do seu preço não associado a custos de produção è chamado pela comissão Europeia o “HFC price premium”. 

Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal