Passar para o conteúdo principal

A minha conta

A injeção de gás nos processos de potabilização e de produção de água potável

A Air Liquide providencia-lhe esclarecimentos e conselhos sobre os diferentes processos de tratamento de águas em estações e de potabilização. 

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

A Air Liquide, um líder dos gases industriais e especialista no tratamento e potabilização de águas residuais, disponibiliza-lhe conhecimentos em matéria de processos de injeção de gás para as estações de produção de água.

 

Esclarecimento sobre os parâmetros e normas em termos de água potável

As normas são valores numéricos mínimos ou máximos. Para os respeitar, importa conhecer os parâmetros: elementos que se procura saber se estão presentes na água e em que quantidades. Em termos de água potável, são vários os parâmetros estudados:

  • Microbiológicos
  • Químicos
  • Organolépticos (cor, odor e sabor)
  • Radioatividade

Estas normas são definidas pelo Código da saúde pública e por vários decretos.

 

As etapas de uma estação de produção de água potável

O processo pode variar consoante o local onde as amostras de água são recolhidas (mar ou rio). A qualidade da água captada tem impacto sobre o tratamento. Conheça o funcionamento de uma estação em pormenor aqui.

 

Que gás utilizar na minha estação de água potável?

O gás mais utilizado nas bacias de águas das estações de produção de água potável é o CO2, escolhido pelas suas propriedades ácidas. Bem dominado na Air Liquide, este gás assiste inúmeras aplicações já que possui muitas vantagens.

Trata-se de um processo de injeção particularmente apropriado para certos tratamentos e a potabilização da água.

 

Quando utilizar a injeção de gás na minha estação de produção de água?

A injeção do gás CO2 utiliza-se essencialmente no processo de remineralização da água quando tal se torna necessário. Após as primeiras etapas de tratamento que incluem, regra geral, seleção, filtração e decantação, podendo também ser injetado numa etapa físico-química na qual o controlo do pH pode melhorar muito sensivelmente a qualidade do tratamento. 

 

Por que razão a fileira da água potável é tão controlada?

A água tal como se encontra no meio natural não é muitas vezes própria para consumo humano, e a poluição presente na água provoca com frequência crises sanitárias mais ou menos graves. Nos dias de hoje, a qualidade da água distribuída é muito superior. Novas profissões como a de provador de água asseguram as mais recentes verificações sobre a qualidade da água.

Novas técnicas garantem o tratamento das águas residuais nas estações de produção de água potável. As redes de distribuição entre a fábrica de produção de água e as torneiras dos habitantes estão construídas de forma diferente.

Durante muito tempo, as águas subterrâneas foram distribuídas sem passarem por uma estação de tratamento, porque se considerava que possuíam uma qualidade bastante boa. Em contrapartida, as águas de superfície, de uma forma geral águas estagnadas, sempre foram sujeitas a uma desinfeção. 

Atualmente,  o sector da água potável é muito controlada dado que se trata de um recurso essencial para a sobrevivência do Homem e dos animais. Acresce que se não for tratada corretamente, a água pode transmitir doenças através dos micropoluentes e e microorganismos que contém. 

 

Destaque sobre o armário de gás (ou consola de gás/consola de injeção de gás) que permite controlar a injeção do CO2

Quando se pretende ajustar o pH de uma água demasiado alcalina (ou básica, pH>7), injeta-se um ácido que se mistura muito bem na água (o industrial é assistido pelo gás).

Ao escolher o CO2 como ácido, geralmente no estado gasoso, é necessário instalar essencialmente dois equipamentos: um armário de gás que permita controlar o fluxo (pressão e caudal) e um órgão de mistura gás-líquido (misturador estático, injetor Poroxal (membrana flexível com micro-incisões) ou outro injetor, etc.). Trata-se de uma injeção de gás assistida.

O armário pode estar ligado a uma medição do pH (a montante ou a jusante do órgão de mistura), o que vai permitir controlar a quantidade de CO2 a injetar (por via da abertura/fecho variável de uma válvula).
Existem vários modos de controlo que correspondem a uma complexidade variável do armário, logo a uma regulação mais ou menos fina (utilização ou não de válvulas de regulação (tempo de ciclo de abertura de uma válvula TON Tudo-Ou-Nada), utilização de caudalímetros mássicos ou não, etc.).

O cuidado com que o equipamento é tratado e a natureza do CO2 (diácido fraco) resultam numa elevada eficácia de dissolução do CO2 na água. Esta operação pode fazer-se em modo descontínuo, ou então em contínuo.

 

Instalações de injeção de gás nas estações de tratamento

Os engenheiros e os técnicos da Air Liquide conhecem as técnicas e os modelos de conceção das estações de produção e de tratamento de água, e trabalham para uma produção de água potável convencional que possa ser utilizada em qualquer lado: não só nas torneiras domésticas mas também nas escolas. A gestão da água é um dever sanitário, e pela nossa parte fazemos tudo o que seja necessário para estar consigo na missão de produzir água potável.

Se quiser colocar qualquer questão ou necessitar de um conselho específico sobre as etapas e os processos de produção ou de tratamento, ou ainda sobre a implantação e o armazenamento de gás na sua estação de água, não hesite em contactar os nossos especialistas ou deixe-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo. Eles apresentam-lhe uma resposta personalizada.

Com a oferta Nexelia, pode tirar partido, com sucesso, das mais recentes tecnologias de injeção assistida (gás), de uma diminuição do tempo do ciclo, de uma ajuda assistida pelos nossos especialistas, ou ainda de qualquer conselho importante para levar a cabo o seu projeto (escolha do sistema de tratamento, do processo adaptado, da consola de injeção de gás, do compressor, gerador de azoto ou de oxigénio, do modelo, etc.).

Tem um projeto de tratamento de água ou uma pergunta?

eBook_tratamento_aguas
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de gases no tratamento da água com estudos de caso

Descarregar o eBook

Descubra as nossas soluções

Estação de tratamento de águas residuais e efluentes industriais, tratamento de água potável: são várias as opções para tratar os seus efluentes.
Está a perguntar-se qual é o mais adequado para a sua planta?
Questiona-se sobre o tratamento mais adequado para as suas instalações?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da águas.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal