Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Os jatos de corte

A Air Liquide explica-lhe os jatos de corte e o processo de oxicorte.

A expressão jato de corte utiliza-se para o conjunto dos processos de corte térmico mas também a frio como o corte com jato de água de alta pressão. Esta expressão descreve a ação de um fluxo gasoso ou líquido que permite uma operação de corte de materiais por efeitos químico e/ou mecânico.
Estão disponíveis diversas tecnologias industriais que podem ser escolhidas em função do tipo de materiais (aços, metais, plástico, vidro), da gama de espessuras, da qualidade e da precisão que se pretende obter, da velocidade acessível e do balanço económico entre o investimento e a capacidade de produção.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

soldura_corte_jatos

Princípio do jato de corte no oxicorte

De um ponto de vista histórico, trata-se do processo de corte mais antigo e baseia-se na fusão localizada e contínua do metal por meio de um jato de corte de oxigénio puro. Uma chama de aquecimento, constituída por oxigénio de aquecimento e um combustível, permite a iniciação e a conservação do corte. O jato de corte central e a chama estão integrados num mesmo bico.

Há contacto direto entre o oxigénio e o metal e a remoção das escórias faz-se por baixo. O oxicorte é utilizado com mais frequência para cortar os aços normais e de baixa liga. Não obstante, o corte de aços inoxidáveis continua a ser possível com o auxílio de aditivos.
Importa referir que as peças oxicortadas não podem ser soldadas diretamente: é necessário recorrer a uma maquinagem prévia para eliminar a camada de oxidação.

Jato de corte para o laser

No que se refere ao laser, a energia térmica é adicionada pelo laser, enquanto um jato de corte de azoto ou de oxigénio permite expulsar a matéria em fusão. O feixe laser é conduzido desde a fonte do laser até à cabeça, por meio de uma fibra ou trajetória ótica protegida e conjuntos de espelhos em função da natureza do laser utilizado.
A escolha do gás é feita consoante os materiais, e a pureza do mesmo assume grande importância para otimizar a operação de corte em termos de qualidade ou produtividade.

Jato de corte por plasma

Um jato de plasma, que dá o seu nome ao processo de corte por plasma, é produzido através do bico, e um arco elétrico é produzido por um elétrodo na tocha e comprimido pela tubagem.
Podem ser utilizados diferentes gases ou misturas, que se denominam de formação do plasma, utilizando-se ainda um gás de proteção anelar.

A Air Liquide está à sua disposição para lhe dar todas as informações em matéria de oxicorte, de corte por plasma e laser.

As nossas solução para soldadura e corte

Corte industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal