Nuevo enfoque en la estrategia de seguridad de Air Liquide para reforzar la concienciación de sus colaboradores

Novo foco na estratégia de Segurança da Air Liquide para reforçar a consciencialização dos colaboradores

11/04/2019

  • A empresa levou a cabo mais de 50 iniciativas de formação e consciencialização em todos os seus centros de trabalho.
  • Além disso, a Air Liquide lançou a sua campanha “Safety II” para reforçar os comportamentos positivos no domínio da segurança.

A Air Liquide celebrou em Março o Mês da Segurança. É um período que se celebra na empresa há mais de 25 anos e durante o qual a segurança e as ações realizadas nesta área ganham ainda maior protagonismo na agenda da empresa e entre seus colaboradores, clientes , fornecedores e sociedade em geral.

Para a Air Liquide, a Segurança vem em primeiro lugar e o reforço desta cultura exige perseverança e inovação contínua para abordar os diferentes temas. Desta filosofia nasce um novo foco para a abordagem diária da empresa: cultivar a cultura de Segurança sob todos os pontos de vista.  No âmbito da referida celebração, a Air Liquide lançou a sua campanha “Safety II”. O objetivo é reforçar o reconhecimento dos comportamentos positivos do dia-a-dia que evidenciam atitudes seguras, destacando as boas práticas, e enfatizando uma aproximação positiva sobre a abordagem à Segurança.  

 

Através de atividades e workshops específicos, relembrou-se aos colaboradores, clientes e colaboradores de empresas contratadas a importância para a segurança da prevenção diária. No total, a Air Liquide realizou mais de 50 atividades, desde visitas de escolas aos seus centros, formações a outras empresas, reuniões internas para todos, bem como cursos e simulacros, visitas para avaliar se os comportamentos são seguros, além de diversos concursos  para os colaboradores.

Ángel Sáez, Diretor de segurança, qualidade, regulamentação e ambiente da atividade industrial da Air Liquide, destacou que “na Air Liquide, a segurança é um valor essencial e um pilar chave da nossa cultura. O comportamento seguro e preventivo tem de constituir um hábito e nesse sentido, estamos a acrescentar à nossa estratégia de consciencialização um novo foco centrado nos comportamentos positivos. Esta forma de trabalhar levou-nos a ser distinguidos com prestigiados reconhecimentos como é o caso do prémio Eiga para a inovação na gestão da segurança, pela implementação do sistema de Segurança Colaborativa e Retro-alimentada entre todo o pessoal e no qual estamos a conseguir bons resultados de segurança, todos os anos.

Outra iniciativa que arrancou este ano em Março, foi a campanha “Quedas ao mesmo nível”, um dos acidentes mais comuns em qualquer empresa, ainda que a maioria seja classificada como ligeiros. Para evitar este tipo de incidentes, lançou-se uma formação que se implementará ao longo dos próximos meses em todos os centros de trabalho e que permitirá aos colaboradores aprender de um modo original e lúdico a evitar este tipo de quedas.