Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Tratamento das águas residuais e despoluição da água

A Air Liquide acompanha-o com Nexelia™, uma solução pensada para eliminar os poluentes não biodegradáveis graças ao ozono.

Descubra a nossa solução Nexelia™ para oxidação avançada → 

oxidacao_avancada_banner

Com Nexelia™, elimine os poluentes não biodegradáveis graças ao ozono

Pretende cumprir as disposições regulamentares? Pretende respeitar os novos limites de descargas? Procura uma solução de saneamento eficaz de modo a desinfetar a água e a degradar os poluentes não biodegradáveis? Pretende resolver de forma eficaz e o mais rapidamente possível o problema da despoluição da água? Com os equipamentos e serviços da solução Nexelia™, pode combinar todas as vantagens do ozono em matéria de tratamento de águas e de despoluição de águas residuais.

Oxidação pelo ozono: um processo eficaz e sustentável para o tratamento das suas águas residuais

Porque o que está em causa é um verdadeiro desafio industrial…

A despoluição das águas residuais é, mais do que nunca, uma preocupação grave. A água — particularmente a água potável — transformou-se num bem raro e a proteção do ambiente impõe-se como uma prioridade. Neste contexto, os meios industriais procuram tecnologias fiáveis, eficientes e cumpridoras das regulamentações cada vez mais rigorosas relativas à descarga de águas residuais. Com o objetivo de respeitar novos e cada vez mais apertados limites regulamentares de descarga, os gases industriais, e nomeadamente o tratamento pelo ozono, podem representar uma resposta eficaz e económica no que se refere à despoluição da água.

As vantagens do ozono (O3) no tratamento das águas residuais

No processo de tratamento das águas residuais industriais, domésticas ou municipais (urbanas), alguns poluentes não biodegradáveis como micropoluentes (resíduos farmacêuticos, produtos de higiene, etc.), tensioativos, corantes, a CQO dura existente nas águas residuais ou ainda microorganismos patogénicos podem revelar-se resistentes aos sistemas de tratamento e filtros convencionais. A oxidação pelo ozono permite eliminá-los, melhorando a qualidade da descarga e/ou respeitando as normas em vigor. Despoluir as suas águas residuais é agora mais simples, mais rápido e mais rentável.

Sabia que…?
Mesmo as águas pluviais têm de ser tratadas! Na realidade, as águas pluviais que entram em contacto com os edifícios/estruturas industriais podem estar contaminadas com poluentes orgânicos e partículas pelo que devem ser submetidas a tratamento.

 

O ozono é utilizado para:

  • Aumentar a biodegradabilidade, antes do tratamento biológico: o ozono converte estas substâncias químicas em moléculas não nocivas.
  • Descorar as suas águas residuais eliminando as moléculas complexas dos corantes.
  • Destruir os tensioativos
  • Desinfetar e despoluir as suas águas residuais graças a uma ação mais rápida do que a dos desinfetantes clássicos.
  • Tratar a CQO dura residual após o tratamento biológico.

Estas águas podem de seguida ser recuperadas para o seu processo, reduzindo desta forma os custos de gestão da exploração. O tratamento pelo ozono, em relação a outros tipos de tratamentos, apresenta vantagens como a redução e a melhoria da capacidade de decantação das lamas por diminuição das bactérias filamentosas.

As virtudes da oxidação pelo ozono

O ozono é produzido a partir de um gás rico em oxigénio por meio de uma descarga elétrica num reator denominado ozonizador, ou ainda gerador de ozono. O oxigénio necessário pode ser proveniente do oxigénio do ar ou de oxigénio puro.

A nossa proposta é uma solução baseada numa alimentação em oxigénio puro, que apresenta inúmeras vantagens:

  • Redução de 50 a 60 % do custo de investimento comparado com uma alimentação de ar natural.
  • Consumo de energia menos pesado (isto é, 30-40 % menos do que num sistema alimentado a ar).
  • Produção de uma concentração de ozono mais elevada (compreendida entre 10 e 14 % em peso) o que permite aumentar a reatividade do ozono e otimizar a dimensão da instalação.
  • Reinjeção eficaz do oxigénio residual recuperado à saída do ozonizador no seu tratamento aeróbio.

O ozono produzido desta forma é posto em contacto com o efluente numa unidade de reação.

O ozono gasoso residual é decomposto em oxigénio com toda a segurança na unidade de destruição. Os efluentes gasosos assim produzidos e ricos em oxigénio (isto é, 90 % do fluxo à entrada) podem ser recuperados e utilizados por via de injeção a montante ou a jusante das bacias biológicas com sistemas de transferência de oxigénio (o injetor de OXIGÉNIO-TURBOXALTM ou ainda o injetor VENTOXALTM ).

O tratamento com ozono associado à reinjeção de oxigénio nas bacias biológicas otimiza o seu tratamento, expande os seus recursos hídricos, permite despoluir depressa e bem e permite manter os custos de exploração.

Nexelia™ para Oxidação Avançada

Uma proposta chave-na-mão e personalizada para as estações de tratamento de águas residuais industriais e municipais

Ao optar por Nexelia™ para Oxidação Avançada está a beneficiar de uma solução global que combina o fornecimento de gás, mas também os equipamentos e os serviços Nexelia™, passando a dispor de todos os meios para despoluir as águas residuais, eliminar na sua fábrica ou estação de tratamento micropoluentes, organismos patogénicos e moléculas químicas complexas das suas águas residuais.

Estamos em condições de fornecer a unidade de ozonização necessária para a sua instalação, após um estudo das suas necessidades pelos nossos especialistas. Esta unidade de ozonização dispõe de 3 módulos:

  • Unidade de produção de ozono.
  • Unidade de bombagem e de injeção.
  • Reator de ozonização e respetivo sistema de recuperação dos efluentes gasosos.

Um amplo leque de serviços à sua disposição

A nossa experiência para o seu caso particular está à sua disposição

A nossa equipa de especialistas está consigo ao longo de todo o projeto para projetar, implementar, integrar e assegurar o acompanhamento da sua instalação personalizada.

Para cada cliente, propomos:

  • Um estudo de viabilidade ponto por ponto com base nos elementos fornecidos: necessidade do cliente, análises dos compostos nos efluentes, especificidades do meio natural (lago, rio, grandes cursos de água urbanos como o Sena, etc.) onde se desenrola a intervenção…
  • Ensaios laboratoriais adaptados a cada caso.
  • Ensaios-piloto na sua instalação.
  • Estudo e conceção da sua instalação pelos nossos engenheiros: dimensionamento do reator de ozonização, definição das necessidades de O3/O2, reinjeção dos efluentes gasosos, filtros.
  • Fabrico, montagem e entrada ao serviço do seu sistema.
  • Controlo periódico das prestações globais.
  • No caso de desvios, definimos consigo quantas e que ações corretivas se devem implementar para alcançar os seus objetivos.
  • Formação das suas equipas na utilização dos equipamentos.
  • Entrega do gás na sua instalação.

Serviços de manutenção preciosos

Ao optar por Nexelia™ Oxidação Avançada, está a beneficiar dos nossos serviços de manutenção curativa e preventiva que lhe permitem alcançar os seus objetivos em matéria de despoluição das águas residuais.

Pela nossa parte definimos o conjunto dos pontos e das ações concretas e trabalhamos consigo na respetiva concretização.

Porquê escolher Nexelia™ Oxidação Avançada?

  • Eliminação de micropoluentes, organismos patogénicos, moléculas químicas complexas para melhorar a qualidade das águas descarregadas (em rios, lagos, etc.) e/ou respeitar as normas vigentes.
  • Solução eficaz e sustentável.
  • Despoluição ótima da água.
  • Solução personalizada e chave-na-mão incluindo o gás, a unidade de ozonização e os nossos conhecimentos.
  • Acompanhamento pelos nossos especialistas ao longo de todo o seu projeto logo a partir da elaboração do caderno de encargos.
  • Solução económica com a reinjeção dos efluentes gasosos ricos em oxigénio no seu tratamento aeróbio.

As nossas soluções para tratamento de águas

Há muitas possibilidades para o tratamento dos seus efluentes.
Quer saber qual é o mais adequado para a sua fábrica?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da água.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal