Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Tratamento biológico
Otimização da capacidade de tratamento de águas

A Air Liquide está consigo nos processos de tratamento das águas residuais das suas instalações. Com a solução Nexelia™ pode eliminar as espumas e os odores do seu tratamento biológico, ao mesmo tempo que garante a otimização da capacidade de tratamento das águas.

Descubra a nossa solução Nexelia™ para o tratamento biológico → 

otimizacao_da_capacidade_de_tratamento_de_aguas

Com Nexelia™ para os processos de tratamento biológico das águas de processo, elimine espumas e os odores do seu tratamento biológico.

Deseja cumprir as regulamentações? Procura otimizar a capacidade de tratamento de águas da sua estação de tratamento? Quer controlar os seus custos de exploração e saneamento (medidas fiáveis)? Pretende otimizar a capacidade de tratamento das águas? Quer otimizar o seu sistema de tratamento de lamas? Deseja passar a ter uma estação de tratamento biológica no prazo mais rápido? Necessita adaptar a sua estação existente para a transformar em estação biológica? Quer exercer um controlo quantitativo e qualitativo da qualidade da água e dos recursos hídricos? Com os equipamentos e serviços da solução Nexelia, pode tirar partido de toda a eficácia dos gases industriais para eliminar os seus problemas de espuma e odores. Estão à sua disposição argumentos sólidos para assegurar o tratamento biológico das águas residuais e as competências dos nossos especialistas em saneamento (coletivo e industrial).

O processo de oxigenação: uma eficácia e um valor acrescentado incomparáveis

Porque a sua estação merece a melhor solução para poder render o máximo…

Para as instalações de tratamento de águas residuais industriais e municipais com reator biológico, a injeção de oxigénio apresenta todas as vantagens e garantias em termos de rendimento e investimento.

Com efeito, neste tipo de fábricas e de estações de tratamento de águas são as bactérias, as lamas ativadas, que realizam o processo de tratamento biológico de oxidação da poluição orgânica. O oxigénio, fornecido pelo ar ou injetado puro, favorece o desenvolvimento destas bactérias. Resultado: pode expandir o seu processo de arejamento e multiplicar a capacidade da sua estação de tratamento de águas graças a uma solução global que combina vantagens bem fundamentadas.

As vantagens do oxigénio puro para combater a espuma e os odores

A injeção de ar não fornece o oxigénio suficiente para o saneamento das águas industriais. Em contrapartida, a injeção de oxigénio puro aumenta a quantidade de oxigénio dissolvido nas suas bacias e expande desta forma o arejamento e a respiração das lamas ativadas responsáveis pela digestão da poluição biodegradável. Este processo permite melhorar a decantação das lamas e favorece a redução do excesso de lamas.

As emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), responsáveis pelos odores, são eliminadas, o mesmo sucedendo com as espumas. Se não consegue acabar com este fenómeno nas suas bacias e pretende dedicar-lhe um orçamento considerável deve adotar esta abordagem de otimização. Sim, a injeção de oxigénio puro é uma solução económica, fiável e eficiente que elimina os fenómenos de espumas e os odores.

Trata-se em simultâneo de uma iniciativa de eficácia energética para toda a sua estação e de uma garantia da qualidade de conservação das suas instalações. Acresce que as quantidades de oxigénio necessárias são devidamente calculadas para assegurar a otimização da atividade biológica nas bacias de arejamento ou nas lagunas e “dinamizar” o mecanismo de decantação das águas/lamas de tratamento.

São ainda tidos em conta os fenómenos respiratórios exógeno das lamas, que assegura a digestão dos poluentes biodegradáveis, e endógeno das lamas, para garantir o metabolismo bacteriano. Este processo explora integralmente a capacidade dos micro-organismos assimilarem as matérias orgânicas dissolvidas na água residual para o seu próprio crescimento.

Uma flexibilidade real para gerir melhor a prestação e os seus custos de exploração

O oxigénio puro participa na otimização da capacidade de tratamento das águas das suas estações perante um aumento ou uma diminuição da carga poluente à entrada, ou CQO (Carência Química de Oxigénio). Ao contrário dos sistemas de ar muito pouco flexíveis e de reduzida eficácia, os nossos sistemas de injeção de oxigénio puro desenvolvidos por especialistas permitem-lhe cumprir a regulamentação, ou manter o cumprimento desta, e ter um melhor controlo dos seus custos de funcionamento.

Limite os investimentos, aumente a eficácia energética e otimize a capacidade de tratamento das águas graças a um aumento que pode atingir 50 %… ganha em todas as frentes.

Nexelia™ para reactores biológicos

Uma oferta completa para as estações de tratamento de águas residuais industriais e de águas municipais.

Adote uma solução global combinando o fornecimento de gás, as tecnologias de aplicação e os serviços associados a Nexelia™ para o Tratamento Biológico.

O nosso objetivo é responder às suas necessidades no cumprimento dos limites regulamentares

Toda a gama de injetores de oxigénio para projetar as suas instalações

Os nossos equipamentos adaptam-se à configuração das suas bacias biológicas. No momento de projetar a sua instalação, temos em conta as suas limitações (caráter abrasivo das águas a tratar, fenómeno de colmatação, descargas, quantidade de matérias orgânicas, eventual situação em altitude, outros constrangimentos ambientais e especificidades locais, etc.).

Para elevadas necessidades de oxigénio, até 240 kg/hora, propomos equipamentos e ferramentas patenteadas que garantem uma qualidade ótima:

  • Injetor de oxigénio TURBOXAL®: aparelho flutuante para utilizar só ou em complemento de sistemas existentes no fundo da bacia.
  • Injetor de oxigénio VENTOXAL®: equipamento de fundo de bacia, fornecido com bomba imersa.

Para necessidades de oxigénio mais reduzidas:

  • Injetor BICONE solubiliza o oxigénio na água até 78 kg/hora segundo o modelo.
  • Injetor POROXAL, imerso no fundo da bacia, funciona sem agitador e solubiliza o oxigénio na água até 35 kg/hora.

De instalação rápida e fácil, os nossos equipamentos integram-se na perfeição nas instalações existentes e adaptam-se às diferentes dimensões e profundidades das bacias, otimizando a sua capacidade de tratamento e a respiração das lamas ativadas.

Soluções flexíveis e uma grande capacidade de resposta para operações excecionais (OPEX)

Uma anomalia na sua estação de tratamento de águas residuais pode criar problemas graves: paragens da produção, problemas de odores ou espumas, o que por sua vez pode dar origem a não conformidades que são sinónimo da necessidade de executar obras de renovação importantes e caras para cumprir as normas.

Para responder rapidamente à sua necessidade, possuímos um parque de equipamentos de injeção e de sistemas de armazenagem de oxigénio móveis para uma intervenção temporária nas suas instalações, em zonas urbanas ou rurais, com o apoio de uma equipa de especialistas, para que possa aumentar a capacidade da sua estação de tratamento biológico com toda a rapidez.

Os nossos equipamentos podem igualmente ser montados temporariamente para as fases de ensaio da nossa oferta Nexelia™ para o Tratamento Biológico.

Um amplo leque de serviços à sua disposição

A nossa experiência para casos particulares está à sua disposição

Os nossos técnicos especialistas em tratamento e saneamento coletivo e industrial de águas visam dar-lhe o acompanhamento e a assistência de que necessita ao longo de toda a implementação do seu projeto, quer se trate de uma fábrica, uma coletividade ou um município. Estabelecemos um modelo e definimos a instalação que responde à sua necessidade, e depois procedemos à respetiva implementação. Damos formação aos seus colaboradores na utilização dos equipamentos com toda a segurança através de módulos de formação adaptados.

Trabalhamos em estreita colaboração consigo na pré-definição de um conjunto específico de resultados e estamos consigo para os alcançar.

Se assim o desejar, efetuamos um diagnóstico completo do seu processo a fim de verificar o nível de desempenho da sua instalação, nomeadamente através de sensores adaptados. Se ocorrerem desvios, definimos as ações corretivas para que as suas necessidades continuem a ser cumpridas.

Manutenção dos equipamentos no local e fornecimento do gás

As nossas equipas encarregam-se da manutenção curativa, e também da preventiva, para assegurar o bom funcionamento dos seus equipamentos e a concretização dos seus objetivos de base. Finalmente, entregamos na sua instalação o oxigénio líquido de que necessita, e ainda implementamos os equipamentos para o processo de tratamento biológico.

As vantagens da nossa oferta Nexelia™ para o Tratamento Biológico

  • A injeção de oxigénio puro consome três vezes menos energia elétrica do que a injeção de ar natural.
  • O oxigénio puro é a solução mais eficaz para assimilar as matérias orgânicas, favorecer a respiração das bactérias (tratamento por lamas ativadas) que se encarregam da digestão dos poluentes biodegradáveis e favorecer uma melhor decantação das lamas.
  • Uma gama completa em matéria de sistemas de injeção de oxigénio, adaptada às suas necessidades.
  • Até 50 % mais de capacidade de tratamento da sua tratamento biológico atual sem investimentos adicionais.
  • Um controlo dos custos de exploração das suas estações de tratamento em carga graças ao oxigénio puro.
  • A injeção do oxigénio puro é um meio eficaz e económico para eliminar a formação de espumas e odores por via de um processo de arejamento eficiente.
  • O acompanhamento por parte das nossas equipas desde o início do seu projeto dá-lhe o apoio que lhe permite estabelecer o caderno de encargos, e um acompanhamento ao longo do tempo para validar a eficácia da solução, através de controlos e medidas de grande rigor.
  • Sólidas competências na conceção, instalação, implementação e formação, bem como na manutenção e no aprovisionamento de gás

As nossas soluções para tratamento de águas

Há muitas possibilidades para o tratamento dos seus efluentes.
Quer saber qual é o mais adequado para a sua fábrica?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da água.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal