Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

O processo de oxicorte

Fique a conhecer o funcionamento do oxicorte, bem como as respetivas vantagens no domínio industrial.

É industrial e pretende ter mais informações sobre o corte de aços? A Air Liquide, líder mundial de gases, explica-lhe o processo do oxicorte.

O que é o oxicorte?

O oxicorte é um processo de corte por combustão. A combustão (localizada e contínua) tem lugar sob a ação de um jato de oxigénio puro, e atua sobre um ponto cuja temperatura chega a 1300°C (temperatura de início).
A 1300°C, o aço é instantaneamente transformado em óxidos de ferro, e daqui resulta uma reação exotérmica.

É a chama de aquecimento que permite atingir uma temperatura suficiente para a oxidação do ferro pelo jato de corte de oxigénio criando desta forma o canal de corte. O corte vai-se fazendo com a deslocação. O jato de oxigénio de corte permite também remover as escórias (óxidos de ferro).
A chama de aquecimento permite proteger o jato de corte de oxigénio puro e evitar a paragem do corte mantendo a zona a cortar à temperatura de inflamação (1300°C).

O combustível habitualmente utilizado na chama é o acetileno, mas podem ser utilizados outros combustíveis em função da aplicação e das expectativas do cliente em termos de produtividade e qualidade do corte.

Este processo de corte necessita de:

  • Uma chama de aquecimento, que permite o início e a conservação do corte. As chamas utilizadas podem ser provenientes de vários tipos de óxidos como o oxiacetilénico e o oxipropano.
  • Um jato de oxigénio de corte. Este jato de corte é geralmente central, permitindo obter uma boa qualidade de corte concretizando a combustão no canal estreito e em toda a espessura de corte.

esquema_oxicorte

 

Sabia que…?
A chama de aquecimento contribui para manter a reação química de oxidação.
Ao trabalhar com peças de aço inoxidável, utiliza-se pó de ferro para incrementar a reação exotérmica. Contudo, este processo praticamente não se utiliza em favor do corte por plasma.

Quais são as vantagens do oxicorte?

O oxicorte permite cortar materiais de elevada espessura (várias dezenas de centímetros).
Este processo proporciona boas qualidades de corte, e sem criar problemas qualquer que seja a espessura ao contrário do que sucede com outros processos como o plasma e o laser. Acresce que o custo do material de base (equipamentos e energias) é baixo e a produção é rápida.

Todavia, a superfície de corte está intrinsecamente oxidada. Por este motivo, é necessário proceder a uma maquinagem, por exemplo, para uma operação futura como uma montagem por soldadura.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal