tratamento de águas Air Liquide

O que acontece às lamas de depuração?

Durante o tratamento das águas residuais, as estações acumulam subprodutos ou resíduos sólidos: as lamas de depuração.
Nesta página, a Air Liquide Portugal explica-lhe as soluções de tratamento das lamas.

As lamas de depuração são provenientes do tratamento das águas residuais. São os subprodutos ou resíduos sólidos que sobram depois do tratamento das águas residuais, de modo a permitir descarregar a água tratada no meio natural.

As lamas são constituídas essencialmente por matéria orgânica e mineral, que foram extraídas das águas residuais. Encontra-se em particular a maioria dos micro-organismos, que foram os responsáveis pelo tratamento das águas residuais.

As lamas começam por ser tratadas... 

As lamas provenientes das estações de tratamento contêm ainda muita água. Vai-se, pois, conservar a matéria orgânica, retirando uma grande parte da água, o que permite reduzir o seu volume, para facilitar o transporte. Isso consegue-se por meio de operações de filtração, prensagem e/ou secagem. 

 

Antes de serem utilizadas em valorização... 

Em Portugal a valorização das lamas é possível se estas forem corretamente tratadas e não contiverem matérias perigosas (metais por exemplo).
As lamas de depuração tratadas são maioritariamente utilizadas como adubo agrícola ajudando os solos a ficarem mais férteis. 

Não obstante, podem ter outros destinos em função de cada contexto. A título de exemplo, podem ser enviadas para um incinerador, ou então para um processo de oxidação avançada.

 

Ou na eliminação 

Se as lamas não puderem ser valorizadas, são incineradas ou depositadas em aterro.

 

Tem um projeto de tratamento de água ou uma pergunta?

Tem alguma pergunta sobre o tratamento de águas? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy