Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

O que é a CQO? – Tratamento de águas residuais

A Air Liquide explica-lhe como funciona o tratamento das águas residuais. Fique a conhecer o significado e a importância da Carência Química de Oxigénio ou CQO.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

cqo-tratamento-de-aguas-residuais

A Carência Química de Oxigénio (CQO) em termos simples

A CQO é um parâmetro essencial em matéria de tratamento de água e saneamento, representando a quantidade de oxigénio útil para despoluir uma água (proveniente de cidades, ou de casas de grandes cidades, de águas pluviais, águas de esgotos, ou de fossas públicas). Logicamente, este dado acaba por ser utilizado para assegurar um melhor acompanhamento do desempenho da depuração das águas.

Este critério essencial proporciona uma visão imediata da qualidade do tratamento e da depuração das águas. De um ponto de vista administrativo, a CQO constitui o parâmetro chave para definir as taxas e autorizar uma estação a descarregar as suas águas no meio natural. Constitui o índice de referência para todas as redes de municípios, aglomerações e territórios, quer se trate de um saneamento coletivo ou de um saneamento não coletivo dos sistemas hídricos.

 

Porquê escolher esta medida para os sistemas hídricos?

Ao degradarem-se, as matérias orgânicas consomem o oxigénio dissolvido na água. Se estiverem em super abundância, podem dar origem a um consumo excessivo de oxigénio e provocar a asfixia dos organismos aquáticos, que necessitam assim de uma ação de depuração das águas residuais.
O grau de poluição exprime-se então como carência bioquímica de oxigénio em 5 dias (CBO5) e carência química de oxigénio (CQO). Qual é a diferença?

  • A CBO5 mede a quantidade de oxigénio consumida em 5 dias a 20°C pelos micro-organismos vivos existentes na água.
  • A CQO representa todos os recursos suscetíveis de consumirem oxigénio na água, por exemplo os sais minerais e os compostos orgânicos.

De uma forma geral, a CQO representa o conjunto das matérias oxidáveis e a CBO5 representa a parte das matérias orgânicas biodegradáveis. A diferença entre a CQO e a CBO5 representa a carga em matéria orgânica pouco ou nada biodegradável. Para as águas residuais domésticas, a relação é de 1,5 a 2, o que corresponde a uma biodegradação fácil, podendo atingir 2,5 a 3 sem inconvenientes graves.

Importante: a CQO analisada numa  amostra de efluente será sempre superior à CBO5 (salvo condições particulares).

Mais fácil e rapidamente mensurável, com uma melhor reprodutibilidade do que a via biológica, a CQO é sistematicamente utilizada para caracterizar um efluente.
É o elemento incontornável a implementar por qualquer estação de tratamento de águas residuais, pelas Direções de Água e Saneamento e por qualquer organismo ou mediador com a responsabilidade de gerir uma comunidade.

 

A CQO, ferramenta de análise de planeamento útil no processo de tratamento das águas

Uma excelente medida para a linha de tratamento de efluentes, e gestão dos sistemas hídricos, o valor da CQO indica a quantidade de oxigénio necessária para a oxidação de todas as substâncias orgânicas na água, em mg/l ou g/m3.

A CQO está estreitamente associada ao método padrão de laboratório denominado Método do Dicromato, o qual determina a carência química de oxigénio, no decurso da digestão com ácido crómico, da carga orgânica nas águas residuais que se encontram nas suas instalações. Com base neste método, a CQO tornou-se um parâmetro correntemente utilizado na análise da qualidade das águas residuais no dia-a-dia, utilizando-se para o planeamento nas fábricas de tratamento de águas residuais, para o controlo da eficácia dos sistemas de despoluição das águas e para a definição das faturas relativas às águas residuais.

As nossas soluções para tratamento de águas

Há muitas possibilidades para o tratamento dos seus efluentes.
Quer saber qual é o mais adequado para a sua fábrica?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da água.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal