Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Corte industrial: Oxicorte, Corte a Laser e Corte por Plasma

Descobrir os processos e técnicas de corte industrial

O corte é uma aplicação utilizada em diferentes campos. Os principais processos de corte são:

  • corte a laser
  • oxicorte
  • corte por plasma.

Soluções de corte à medida da sua produção

Air Liquide oferece-lhe gases e misturas de gases que satisfazem os requisitos de qualidade do corte industrial. 

gases_laser_lasal
Corte a laser

Em automático possível em 2D e 3D , para espessuras finas ou médias (até 20-25 mm). Gases de assistência e gases laser: LASAL™

Saber mais
solucoes_flamal
Oxicorte

Em corte manual com um maçarico ou com uma máquina automática, para todas as espessuras: gases adequados tais como Oxigénio, Acetileno ou outros gases combustíveis.

Saber mais
solucoes_arcal
Corte por plasma

Em 2D automático para espessuras elevadas. Air Liquide oferece-lhe os gases certos para a sua máquina de corte por plasma: Oxigénio, Azoto, Ar Comprimido e Árgon (ARCAL™ Prime) e misturas de árgon-hidrogénio (ARCAL™ Tecnico).

Saber mais

As principais tecnologias de corte

A escolha do processo é feita de acordo com vários critérios: materiais, tipo de peça (espessura, contornos complexos, corpos ocos...), ambiente, qualidade e precisão necessárias, tempo de ciclo, custo de corte.

Corte a laser 

È utilizado principalmente para chapas finas ou de espessura média até 20-25 mm, que requerem alta precisão e produtividade. Vantagens: elevado desempenho de corte, grande precisão e boa reprodutibilidade. 

A gama LASALTM da Air Liquide é a solução para o corte a laser. Oferece-lhe LASAL 2003 (Oxigénio) e LASAL 2001 (Azoto) gases de assistência de superior qualidade para maximizar a produtividade da sua máquina laser, bem como uma vasta escolha de misturas de gases laser adaptadas às especificações das suas máquinas de corte a laser CO2 (Trumpf, Bystronic, Fanuc, Amada, Mitsubishi etc...) e 3 gases de elevada pureza dedicados às máquinas laser com misturadores integrados: LASAL 1 (Azoto), LASAL 2 (CO2) e LASAL 4 (Hélio).

cutting_lasal_air_liquide
oxicorte_corte_industrial

Oxicorte

É um processo muito flexível e permite cortar aço de qualquer espessura. Por exemplo: Corte de chapas, corte de perfis, tubos, execução de chanfros e perfuração de furos no meio de uma peça. Para este processo, em modo manual ou automático, a Air Liquide coloca à sua disposição o Oxigénio e o Acetileno em diversos tipos de embalagens.

Para satisfazer as suas necessidades de mobilidade e facilidade de utilização, estão disponíveis para venda pequenos conjuntos de soldadura de oxiacetileno, totalmente equipados. As unidades contêm pequenas garrafas de oxigénio e acetileno, um carrinho retrátil e um kit de soldadura (maçarico + mangueiras + acessórios).

  • OXYFLAM ™ 1000 (1 m3), para os seus pequenos trabalhos recorrentes
  • MINITOP™ (1 m3), pronto a usar: com o gatilho integrado, não há necessidade de um regulador adicional
  • ROLLERFLAM™ (2,3 m³), a melhor relação peso/autonomia, para o seu trabalho regular

Corte por plasma

É utilizado em 2D automático para cortar todos os tipos de materiais metálicos, chapas ou tubos que são demasiado espessos para serem cortados com um laser e não podem ser oxicortados. Os gases adequados são: oxigénio, azoto, ar comprimido e árgon (ARCALTM Prime) e misturas árgon-hidrogénio (ARCAL™ Técnico).

corte_por_plasma_air_liquide

.

Soldadura por arco elétrico: Como escolher o gás de proteção adequado?

Os nossos especialistas respondem-lhe no nosso e-book dedicado aos processos de soldadura. A Air Liquide partilha os seus conhecimentos para o ajudar a fazer a escolha certa!

ebook_soldadura_air_liquide

Gás, soluções e equipamentos

Uma gama completa de gases e soluções para o corte industrial

LASALTM

Graças à sua pureza e especificações, os gases laser LASALTM contribuem para a fiabilidade das suas fontes laser e para a maximização da produtividade da sua máquina laser.

Saber mais
ARCAL™

A gama premium de gases de soldadura ARCAL™ criada pela Air Liquide para os profissionais exigentes

Saber mais
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.

Oxicorte, Corte a Laser e Corte por Plasma

Conheça os processos e as técnicas do corte industrial

Os gases de corte constituem o núcleo da oferta da Air Liquide há mais de 100 anos. Com o tempo, os nossos conhecimentos evoluíram para dar resposta às novas necessidades dos nossos clientes e às novas tecnologias. Desta forma, os nossos gases e a nossas soluções registam uma evolução constante que permitem enfrentar os desafios criados pelos novos processos de fabrico e montagem.

O corte em resumo

O corte é um processo industrial que se utiliza para fabricar peças e estruturas a partir de materiais metálicos primários como chapas e tubos de aço, aços inoxidáveis, alumínio e ligas e outros materiais em vários setores.

Há diferentes métodos de corte que podem utilizar uma chama, uma tocha de plasma, um feixe laser, etc. Por vezes, pode ser necessário recorrer a uma operação de maquinagem em função do acabamento pretendido.

Na indústria, a escolha do processo e da máquina de corte deve fazer-se em função de vários critérios, nomeadamente: a espessura (espessuras baixas, médias ou elevadas), o tipo de material (metais especiais, aços, alumínio ou ligas), a escolha do modo (manual ou automático), a qualidade pretendida (precisão, deformação), a produtividade (velocidade de corte, automatização), etc.

Os gases de corte em resumo

Todas as três tecnologias de corte térmico (oxicorte, plasma e laser) utilizam gases: cada um possui características que lhe são específicas.

O oxicorte recorre à combustão através de um maçarico que utiliza um comburente, o oxigénio, e um gás combustível como o acetileno. Pode também ser utilizado um jato de corte de oxigénio.
O laser recorre ao azoto ou ao oxigénio para o corte de aços.
O plasma utiliza gases puros ou misturas, à base de árgon, oxigénio ou azoto.

Os especialistas da Air Liquide possuem capacidade para aconselhar os clientes sobre os gases e as regulações a utilizar ao longo dos processos utilizados de corte e montagem (corte, soldadura, brasagem) com o material e as ferramentas de que os clientes dispõem nas suas oficinas.

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal