Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View

Oxigénio

Fornecimento fiável para satisfazer as necessidades dos clientes

Essencial para muitos setores

O oxigénio é essencial para muitos setores. No setor químico, o oxigénio de qualidade industrial utiliza-se para melhorar um grande número de processos petroquímicos. O oxigénio é utilizado em aplicações metalúrgicas como a fundição, o corte e a soldadura. Aumenta a eficiência numa série de processos reduzindo a quantidade de combustível utilizado, bem como as emissões de dióxido de carbono. No setor da saúde, recorre-se ao oxigénio medicinal  para tratar insuficiências respiratórias, envenenamento por monóxido de carbono e em tarefas de reanimação.


Em laboratórios, o oxigénio ALPHAGAZ™ 1 apresenta uma pureza de 99,999% e é utilizado como agente branqueador, combustível para detetores de chama, agente oxidante e para a oxidação de silicone no fabrico de semicondutores. Quando a sua aplicação analítica e de laboratório é crítica e se pretende um oxigénio de pureza ultra elevada, o oxigénio de ALPHAGAZ™ 2, com uma pureza de 99,9995%, é perfeito. As duas classes de oxigénio ALPHAGAZ™ são fornecidas em garrafas de gás comprimido, equipadas com tulipas abertas e válvulas SMARTOP™.


O oxigénio está disponível como componente em muitas misturas de gás da marca ScottTM. O oxigénio misturado com azoto gasoso utiliza-se como mistura de calibração de gases padrão no teste de emissões de motores. Estas misturas estão certificadas pela norma ISO 17025 e cumprem a norma Part 86. As misturas de oxigénio também se utilizam em aplicações ambientais, de higiene e segurança industriais e de laboratório.

Modos de Fornecimento

A Air Liquide fornece oxigénio em diferentes formatos para satisfazer as necessidades de muitos sectores. O fornecimento pode fazer-se em garrafas individuais de gás comprimido a alta pressão, quadros de garrafas e garrafas de gás comprimido de tara perdida e transportáveis Scott™. As garrafas de gás comprimido de oxigénio da marca ALPHAGAZ™ estão equipadas com uma válvula SMARTOP™ e um modelo de tulipa aberta. A Air Liquide fornece também oxigénio a granel em cisterna ou mediante tecnologias de produção de oxigénio in situ. Para fornecimentos de grandes volumes de oxigénio a clientes do setor químico, do petróleo e do gás, ou da metalurgia, é possível recorrer a canalizações de oxigénio.

Equipamentos

A Air Liquide dispõe de equipamentos de manipulação e fornecimento de oxigénio puro de forma segura, tanto para uso industrial como médico, bem como para misturas de oxigénio, incluindo manómetros e centrais.

Indústrias associadas

  • Aeronáutica
  • Química
  • Vidro
  • Pasta e Papel