tratamento de águas Air Liquide

Para que serve a oxigenação das águas residuais?

 A Air Liquide, um líder mundial dos gases, tecnologias e serviços para a Indústria e a Saúde presente em todo o mundo, explica-lhe as vantagens na utilização do oxigénio em vez de ar numa estação de tratamento de águas residuais.

O oxigénio (O2), tal como o dióxido de carbono (CO2), utiliza-se no tratamento das águas residuais industriais. Em função das necessidades, é possível realizar uma injeção de oxigênio:

Na rede de condutas de esgotos

O principal risco nas redes é o surgimento de dióxido de enxofre (H2S), que se produz no processo de fermentação por determinadas bactérias. Injetar oxigênio puro nas águas residuais vai impedir eficazmente a formação de H2S.

Nas estações de tratamento biológico

O oxigénio puro pode contribuir com um suplemento de arejamento e, portanto, de melhorar a capacidade de tratamento, numa dada estação de tratamento de águas residuais. Neste contexto, o Opermite tratar um pico de poluição ou de carga evitando um aumento  da capacidade da estação e, desta forma, conservando a compatibilidade da estação.

A utilização de oxigénio permite igualmente limitar as ocorrências como odores e espuma. Com efeito, por um lado, o oxigénio puro cria condições para limitar a produção de H2S (principal fonte de odores), oxidando uma parte, e na ausência de azoto coinjetado (no caso do ar), poderá limitar fortemente a formação de bolhas à superfície, que é também fonte de odores e espuma.

O desenvolvimento de processos bioquímicos com o oxigénio permite principalmente tratar a poluição contida nas águas residuais, a fim de obter uma água de qualidade, no cumprimento das normas relativas às descargas em meios naturais (rios, lagos, etc,).

Tem alguma pergunta sobre o tratamento de águas? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy