Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Porquê utilizar o CO2 no tratamento das águas?

 A Air Liquide explica-lhe as razões para utilizar o CO2 no processo de tratamento das águas industriais e as estações de potabilização da água.
Os especialistas da Air Liquide explicam-lhe as vantagens destas soluções.

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

No tratamento de águas residuais, em Portugal, o dióxido de carbono utiliza-se principalmente em três domínios de aplicação: a potabilização da água, a neutralização de efluentes alcalinos e o seu efeito anti tártaro nos circuitos de arrefecimento, e apresenta inúmeras vantagens.

 

Quais são as vantagens de utilizar o dióxido de carbono?

A injeção de dióxido de carbono (CO2 - gás carbônico) é uma excelente solução alternativa, e pouco conhecida, à utilização de um ácido forte que se faz nos três domínios acima referidos.

No domínio da água potável, o CO2 possibilita o ajuste fino do pH graças às suas propriedades de ácido fraco, para além de participar diretamente no controlo do TAC (título alcalimétrico completo), que é um dos parâmetros para a distribuição de uma água potável de qualidade. 

No domínio da neutralização de efluentes alcalinos, os industriais são com frequência sensíveis às vantagens do CO2, que permite eliminar diversos constrangimentos como a manipulação e armazenagem de ácidos fortes, a corrosão de equipamentos e redes, a descarga significativa de sais de ácidos fortes (sulfatos, cloretos, etc.) a jusante do tratamento ou no meio natural (ambiente).

No domínio dos circuitos de arrefecimento, e das torres aero refrigerantes, o dióxido de carbono (CO2) constitui uma alternativa apreciada dos industriais para uma redução drástica dos riscos. Tal como para os processos anteriores, possibilita a eliminação dos riscos associados à manipulação de ácidos fortes.

Além disso, quando se utilizam biocidas do tipo cloro, muito frequentes neste tipo de circuito, a ausência total de acidificação excessiva elimina qualquer risco de formação de cloro gasoso, um gás muito perigoso e que provoca inúmeros alertas de que a imprensa dá conta todos os anos.
Controle fino da qualidade da água do circuito e, por conseguinte, a otimização do funcionamento da torre de arrefecimento

Tem um projeto de tratamento de água ou uma pergunta?

eBook_tratamento_aguas
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de gases no tratamento da água com estudos de caso

Descarregar o eBook

Descubra as nossas soluções

Estação de tratamento de águas residuais e efluentes industriais, tratamento de água potável: são várias as opções para tratar os seus efluentes.
Está a perguntar-se qual é o mais adequado para a sua planta?
Questiona-se sobre o tratamento mais adequado para as suas instalações?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da águas.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal