Soudure gaz - Air Liquide

Processo de arco submerso

Pretende obter informações sobre a soldagem de aços, e nomeadamente a soldadura por arco elétrico submerso? As fontes são muitas e pouco claras? A Air Liquide responde às suas perguntas sobre os parâmetros desta aplicação, material e tecnologia.

Há diferentes processos de soldadura por arco: a soldadura semiautomática MIG ou MAG (GMAW Gas Metal Arc Welding), a soldadura TIG (GTAW Gas Tungsten Arc Welding), a soldadura por plasma (PAW Plasma Arc Welding), arco submerso (SAW Submerged Arc Welding), elétrodo revestido (SMAW Submerged Metal Arc Welding) etc. 

Os processos de soldadura por arco são utilizados, quer pelas grandes empresas quer pelas mais pequenas.

Para o arco submerso, as características do metal de adição consumível, do fluxo, dos equipamentos SAW padrão usados, e nomeadamente dos geradores (máquinas de soldar) possuem diferenças em função da gama de espessuras pretendidas e das necessidades (taxa de deposição, tipo de junta, penetração, velocidades de soldagem, compacidade pretendida), influenciando a produtividade. O arco submerso é apenas um processo de soldagem automática.

processo arco submerso Air Liquide

O que é a soldadura por arco submerso?

O processo do arco submerso permite a soldagem de peças maciças, que se fundem com a garantia de boas propriedades mecânicas. O fluxo (que se apresenta sob a forma de pó) forma uma camada que permite proteger o banho de fusão, garantindo uma baixa contaminação do ar ambiente, e acrescentar elementos de adição. Por este motivo esta operação não recorre a gás de proteção.
Na medida em que utiliza um fluxo sólido depositado, o arco submerso concentra-se na soldadura horizontal, principalmente na solda de uma estrutura com espessuras elevadas.

Apresenta-se abaixo um esquema do processo de soldadura por arco submerso:

Qual é a utilização das aplicações da soldadura por arco submerso?

Uma variante no tipo de corrente escolhido acontece consoante a utilização que se faça do sistema de soldagem por arco submerso.
Se a opção for otimizar a penetração, é necessário dispor de uma corrente contínua com um elétrodo positivo.
Se a opção for ter altas taxas de deposição, é necessário dispor de uma corrente contínua com um elétrodo negativo.
Tendo em conta das limitações das corrente contínua, a corrente alternada pode proporcionar um bom compromisso com vantagens associadas: os fios dos elétrodos fornecem uma combinação de boa penetração e maior taxa de deposição.

Se tiver alguma dúvida sobre o processo de arco submerso, ligue ou envie um pedido de informação aos nossos especialistas. Estes estão em posição de esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar a solução mais adequada ao seu processo de solda.

Tem alguma pergunta sobre soldadura industrial? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy