Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

O processo de soldadura MIG/MAG (GMAW) 

A Air Liquide explica-lhe o que é o processo GMAW (processo MIG/MAG), e também quais são as suas vantagens e desvantagens.

O processo MIG (Metal Inert Gas) ou MAG (Metal Active Gas) é um processo de soldadura manual, automático ou robotizado sob gás de proteção (inerte ou oxidante). 

Como funciona a soldadura GMAW?

Um gerador fornece uma dada potência elétrica que cria um arco elétrico entre o fio elétrodo (metal de adição) e a peça a soldar, o que provoca um calor intenso. Isto permite a fusão das peças metálicas a montar e do metal de adição. O fio desenrola-se, pois, de forma contínua à medida que as gotas de metal fundido que se formam na sua extremidade são projetadas no banho de fusão. O gás de proteção (proteção gasosa) permite proteger o banho contra o ar ambiente e contribui para garantir a estabilidade do arco. É necessário dispor de misturas gasosas adequadas em função dos parâmetros e dos desempenhos pretendidos.

As fontes de corrente utilizadas por MIG ou MAG são as mesmas. A diferença entre MIG e MAG reside nas ligas a soldar e, portanto, no gás utilizado:

  • Para materiais sensíveis como o alumínio, apenas o árgon puro ou as misturas de árgon e hélio são metalurgicamente compatíveis, falando-se então de MIG (Metal Inert gas).
  • Para os aços ou aços inoxidáveis, o arco elétrico necessita de ser estabilizado pela presença limitada de óxidos na superfície do banho. São formados quando se acrescenta uma quantidade otimizada de oxidantes (CO2 ou O2 no árgon) no gás de proteção, falando-se então de MAG (Metal Active Gas).

esquema_soldadura_mig_mag
Esquema do princípio de soldadura do tipo MIG/MAG

Os modos de transferência do processo MIG/MAG

Existem vários modos de transferência de metal em MIG/MAG para descrever a forma como as gotas são transferidas da extremidade do fio para o banho de fusão, que dependem, entre outros, do nível de energia elétrica fornecida pelo gerador.

  • Curto-circuito: com um nível baixo de energia, a extremidade do fio entra em contacto com o banho para transferir a gota, reiniciando desta forma o arco elétrico.
  • Globular: modo de transferência transitória, em que a transferência da gota é errática, tanto se pode fazer por curto-circuito como em voo livre, algumas vezes ao lado do banho de fusão. Este modo situa-se em níveis de energia intermédia, e provoca com frequência um máximo de projeções.
  • Pulverização axial: com um nível elevado de energia, as forças eletromagnéticas projetam um rosário de gotas diretamente no banho.
  • Transferência pulsada: os picos de corrente são controlados pelo gerador para obter uma força eletromagnética suficiente para separar uma, e apenas uma, gota no banho por pico de pulsação da corrente.

Quais são as vantagens da soldadura MIG/MAG?

A soldadura MIG/MAG apresenta inúmeras vantagens.
Em primeiro lugar, a flexibilidade: uma máquina de soldadura MIG/MAG pode soldar a maior parte dos metais (aços, aços inoxidáveis, alumínio e ligas, cobre e ligas, bases de níquel, etc.).
A soldadura MIG/MAG é apreciada pela produtividade que proporciona: o metal de adição funciona igualmente como elétrodo e funde, portanto, de forma contínua. A escolha do diâmetro do fio permite executar soldaduras de espessuras variadas (finas a grossas).

Quais são as desvantagens do processo MIG/MAG?

O processo MIG/MAG pode parecer simples de utilizar, mas exige, não obstante, uma boa formação e o controlo dos parâmetros. Este processo é sensível às correntes de ar e necessita, por conseguinte, de cuidados especiais no exterior.
Uma boa regulação dos parâmetros de soldadura, associada a uma combinação apropriada entre o metal de adição e o gás, permite limitar drasticamente as projeções. Contudo, o processo comporta sempre um risco de projeção, em particular nas fases de início do arco elétrico.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal