Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Quais são as diferentes utilizações do CO2 no tratamento das águas?

A Air Liquide explica-lhe as soluções que o dióxido de carbono (CO2) lhe pode trazer para os seus projetos.

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

O dióxido de carbono (CO2) é um gás amplamente utilizado no tratamento das águas pela sua importância e pelos seus efeitos positivos. Este gás utiliza-se em três grandes domínios:

 

Água potável 

Numa estação de produção de água potável, a utilização do dióxido de carbono é normal, permitindo manter o equilíbrio calco-carbónico da água. Este gás utiliza-se, em particular, na etapa de remineralização da água.

 

Neutralização de efluentes 

A utilização de CO2 apresenta inúmeras vantagens em matéria de neutralização.
Em primeiro lugar, a segurança sai reforçada em relação à utilização de um ácido forte no estado líquido, como os ácidos sulfúrico e clorhídrico, por exemplo. 

 Na verdade, do ponto de vista processual, o dióxido de carbono (CO2) é um ácido fraco, e a sua utilização elimina qualquer risco de sobre acidificação no tratamento de um efluente.

Do ponto de vista operacional, não há constrangimentos específicos associados a este ácido, como a obtenção de autorizações administrativas, a manipulação regular por utilizadores equipados, etc.

As vantagens desta solução são também económicas. A implementação de uma injeção de CO2 é simples, necessitando de equipamentos simples e robustos, com um investimento bastante moderado. Toda a instalação deixa de estar sujeita aos problemas de corrosão que muitas vezes surgem quando se utilizam ácidos fortes. Esta nova forma de neutralização faz-se sem consumo de energia suplementar. 

Por outro lado, uma neutralização com dióxido de carbono evita a introdução de sais de ácidos fortes nas etapas de tratamento a jusante e no meio natural. Apenas o hidrogenocarbonato (HCO3-) é introduzido a jusante da neutralização. Este composto é benéfico para a estabilidade das etapas subsequentes e para o meio natural.

No que se refere à pegada ecológica, este processo é positivo já que uma neutralização pelo dióxido de carbono permite fixar o CO2 no efluente, sob a forma de hidrogenocarbonato, que de outra forma seria emitido para a atmosfera.

 

Utilização do COagente anti tártaro (equilíbrio calco-carbónico)

O CO2 é ainda utilizado nas torres de arrefecimento e nas redes de água quente. As empresas optam por utilizar o CO2 em vez de ácidos fortes nas suas instalações por razões de segurança, de ausência de corrosão e económicas. Na realidade, as equipas não precisam de manipular o gás nem qualquer outro produto químico.

Tem um projeto de tratamento de água ou uma pergunta?

eBook_tratamento_aguas
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de gases no tratamento da água com estudos de caso

Descarregar o eBook

Descubra as nossas soluções

Estação de tratamento de águas residuais e efluentes industriais, tratamento de água potável: são várias as opções para tratar os seus efluentes.
Está a perguntar-se qual é o mais adequado para a sua planta?
Questiona-se sobre o tratamento mais adequado para as suas instalações?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da águas.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal