Passar para o conteúdo principal

A minha conta

Quais são os equipamentos necessários para a criogenia dos alimentos?

Sabe quais são os equipamentos necessários para uma ultra-congelação rápida a baixa temperatura?

A Air Liquide, um líder mundial dos gases industriais, especialista da criogenia na indústria alimentar, partilha os seus conhecimentos sobre os equipamentos criogénicos.

Gostaria de saber mais sobre este assunto com os nossos especialistas?

Como funcionam os processos criogénicos?

Para que a criogenia funcione, é necessário recorrer a um equipamento criogénico. Existem vários equipamentos e os principais serão apresentados nesta página. 

Utiliza-se a criogenia para o arrefecimento  ou ultra-congelação de produtos na indústria alimentar. Para isso, é possível utilizar azoto líquido ou dióxido de carbono, dois gases de qualidade alimentar*. Estes permitem um arrefecimento ou ultra-congelação até ao centro do alimento, utilizando temperaturas muito baixas (frio criogénico). O azoto líquido vaporiza-se, ao passo que a neve carbónica está em contacto com o alimento para o arrefecer.

Sabia que…?
Para as produções industriais, o azoto é fornecido e armazenado no estado líquido. Com efeito, o azoto no estado líquido ocupa muito menos espaço do que no estado gasoso, sendo este obtido por um sistema que tem por base a criogenia.

Túneis de ultra-congelação 

Os túneis de ultra-congelação podem instalar-se facilmente numa cadeia de produção  já existente. São constituídos por tapetes em movimento contínuo que vão transportar os alimentos a ultra-congelar. A pulverização do azoto e a repartição uniforme do frio fazem-se por meio de ventiladores.

 

Armários criogénicos

Os armários de criogenia alimentar são constituídos por prateleiras e permitem tratar todos os tipos de alimentos por ultra-congelação rápida.

 

IQF

O IQF (individual quick freezing) é um novo tipo de criogenia alimentar que permite preparar e ultra-congelar produtos individuais resultantes de receitas tais como como os produtos salgados fritos ou ainda pratos com molhos, através do mesmo equipamento.

A Air Liquide conta com especialistas em criogenia alimentar, por isso não hesite em contactá-los se tiver algum pedido ou questão a colocar. Além disso pode consultar o website da Air Liquide onde pode encontrar todas as novidades neste domínio.

Tem um projeto de criogenia alimentar ou necessita conselhos sobre temas de congelação ou refrigeração?

*Um gás de qualidade alimentar tem de respeitar normas rigorosas para ser utilizado na indústria da alimentação. Na Air Liquide, o azoto líquido e o dióxido de carbono contam com diversas certificações obtidas no âmbito da segurança e da qualidade alimentar.

ebook_criogenia_alimentar
Descarregue o nosso eBOOK GRATUITO

Tudo sobre a utilização de congelação criogénica ou refrigeração, com estudos de caso

Descarregar o eBook
congelacao_criogenia_alimentos
A nossa solução na criogenia alimentar

Descubra Nexelia™ para Refrigeração e Congelação: gás, equipamentos e serviços

Descubra mais

As nossas soluções para criogenia alimentar

Criogenia alimentar →

Arrefecimento criogénico →

Congelação criogénica →

Transporte em frio →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal