Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Sistemas de tratamento de águas residuais: que soluções?

Os gases industriais como o oxigénio, dióxido de carbono e ozono fornecem soluções eficazes para o tratamento de águas residuais em todas as indústrias, reduzindo frequentemente a pegada de carbono do tratamento.

Encontre todas as nossas soluções para o tratamento de águas residuais

Tratamento biológico

Aumente o seu desempenho em estações de tratamento de águas residuais biológicas

Saber mais
Neutralização do pH

Neutralize os seus efluentes alcalinos com uma solução segura

Saber mais
Oxidação avançada

Ozono contra a poluição persistente e micropoluentes

Saber mais

Um grande desafio para o ambiente

Os gases industriais são uma solução que ajuda a respeitar a regulamentação ambiental relativa à qualidade das águas residuais descarregadas. Rápidas de implementar, as soluções de gás requerem baixos investimentos e podem ser instaladas temporária ou permanentemente.

Aumento da capacidade de tratamento da sua estação

As nossas soluções de injeção de oxigénio podem tratar até 50% mais poluição orgânica.

Sem trabalho adicional

Os nossos dispositivos de tratamento de água são adaptáveis à sua instalação, sem esvaziar tanques ou reatores.

Redução dos custos de manutenção

Graças ao CO2 na neutralização, é possível eliminar totalmente a corrosão que seria causada se fossem usados ácidos durante o tratamento de neutralização dos efluentes.

Eliminação de problemas na estação

Tais como espumas, componentes não-biodegradáveis, micropoluentes e cor das águas residuais.

tratamento_aguas_2
tratamento_aguas_5

Redução de inconvenientes

Especialmente emissões de odores e aerossóis. Esta redução é eficaz em 100%. É também possível reduzir a produção de lamas em excesso em 40%.

Experiência ao seu serviço

Ouvindo as suas necessidades, encontrando soluções reais.

Ensaios industriais e instalação de soluções temporárias

 Dispomos de equipamentos em stock para  ensaiar temporariamente as nossas soluções  quer à escala  piloto  que inclusive  à escala industrial.

featured eBook 

Como pode aumentar rápida e economicamente a capacidade das suas instalações permanentes ou temporárias?

Os nossos especialistas respondem no nosso e-book dedicado ao tratamento de águas industriais.

eBook_tratamento_aguas

A nossa gama de gases e equipamentos dedicados

Encontre os nossos gases e equipamentos concebidos e adaptados especialmente para o tratamento de águas.

oxigenio
Oxigénio
Saber mais
gas_dioxido_carbono
Dióxido de carbono
Saber mais
Equipamentos
Saber mais
Opex
Saber mais

.

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.

A Air Liquide é um líder mundial de gases industriais e especialista reconhecido no setor do tratamento de águas industriais. Contando com experiência técnica e conhecimentos comprovados de vanguarda, temos para si conselhos sobre a qualidade em matéria de instalação e do dispositivo de saneamento. 

Há que distinguir dois tipos de efluentes: as águas industriais e as águas urbanas (públicas). O sistema de despoluição das águas domésticas é diferente uma vez que estas são captadas antes de serem tratadas numa estação de tratamento de águas.

Por que razão existem diferentes sistemas de tratamento?

As estações de tratamento de águas residuais podem ser colocadas no local de produção de uma fábrica, com o objetivo de tratar as águas emitidas pelos processos industriais e de eliminar os poluentes presentes antes de as reutilizar para efeitos de reciclagem ou de as descarregar no meio natural.

Qualquer unidade de tratamento de águas residuais deve ter em conta a lei, e respeitar a legislação (decretos municipais, regulamentações ambientais e sanitárias, etc.) que lhe seja aplicável em termos de descarga, qualidade da água e normas.

Com o desenvolvimento das atividades em Portugal, a produção das fábricas torna-se cada vez maior e, em simultâneo, o volume de água destinada ao tratamento aumenta, o que justifica o desenvolvimento de diferentes sistemas de depuração e de novas tecnologias. De uma forma geral, a conceção do sistema de tratamento de uma estação de tratamento faz-se em função das necessidades de cada exploração. 

Sucede que os estudos refletem a evolução da empresa a curto prazo e as instalações construídas podem revelar-se insuficientes com o tempo. Além disso, é cada vez mais frequente que as estações de tratamento tenham de enfrentar picos sazonais, pelo que importa encontrar soluções adaptadas de forma rápida e eficaz. 

As soluções da Air Liquide para o tratamento de águas residuais e as tecnologias adaptam-se às etapas de tratamento já implementadas e ao circuito de reciclagem das águas para uma eventual reutilização dos recursos depois da eliminação dos contaminantes nas águas. 

Para algumas empresas, pode-se mesmo falar-se de uma verdadeira valorização das águas industriais pela reutilização destes recursos que poderiam parecer perdidos.

Os equipamentos específicos de tratamento das águas da Air Liquide permitem tratar um volume de água superior graças à utilização de gases (injeção de gás na água da bacia).

Que sistema de tratamento corresponde melhor às suas necessidades?

Processo clássico de depuração das águas: numa estação de tratamento de águas residuais clássica, o funcionamento baseia-se em várias etapas (pré-tratamentos, tratamentos primários e tratamentos secundários). A fase de pré-tratamento permite efetuar uma filtração da água e pode ser constituída por seleção, desarenamento, sedimentação e desengorduramento. Esta fase filtra os principais resíduos, mas não constitui um tratamento completo. O objetivo desta etapa consiste em eliminar a maior parte possível da matéria orgânica. O tratamento secundário garante um derradeiro trabalho contra as matérias orgânicas contidas nas águas residuais.

Este sistema de tratamento pode evoluir em função da cadeia de produção da empresa fonte e das normas.

Sistema de tratamento biológico para maior produção ou tratamento de efluentes químicos

O tratamento biológico é uma solução para um aumento do débito pontual ou a longo prazo, e ao tratamento de efluentes do tipo químico. O tratamento biológico responde rapidamente aos seus problemas e integra-se nas instalações existentes, permitindo-lhe igualmente ganhar espaço na medida em que evita a conceção de novas bacias. Esta técnica inspira-se no ambiente natural. Qual é o princípio? É servir-se de lamas biológicas (mistura de microorganismos) que respiram O2 e que se vão alimentar com os poluentes dissolvidos na água residual, a que se segue uma decantação, necessária para separar a água tratada da lama.
Sistema de tratamento por neutralização do pH com CO2 para uma água que dificilmente respeita as normas de descarga.
Qualquer água que saia de uma estação de tratamento na Europa e vá ser descarregada em meio natural deve ter um pH inferior a 8,5. Todavia, em função das sectores industriais, este limiar pode ser difícil de cumprir. A título de exemplo, as empresas agroalimentares utilizam muitas vezes a soda para lavar os tanques, cubas e tubagens. A água resultante destas lavagens pode ser neutralizada pela simples injeção de CO2 (dióxido de carbono). O resultado das análises é então simples e previsível.

Contando com uma rede de especialistas, a Air Liquide pode ajudar a procurar o sistema mais bem adaptado ao seu problema, sem modificar as instalações existentes. Apresentamos soluções de qualidade que, regra geral, necessitam de modificações simples como a montagem de um aparelho para as ligações elétricas necessárias ao bom funcionamento dos nossos equipamentos. Somos nós que realizamos a manutenção dos equipamentos e avançamos lado a lado com as empresas para lhes dar o acompanhamento mais adequado ao longo do projeto de tratamento.

Por que razão escolher a Air Liquide para o tratamento de águas?

Aumente a capacidade de tratamento da sua estação biológica, elimine a espuma, os odores e a poluição refratária e neutralize os efluentes alcalinos graças aos gases industriais e aos conhecimentos dos especialistas da Air Liquide. 

O seu parceiro privilegiado em tratamento de águas propõe-lhe uma oferta global de gases, materiais e serviços, pondo à sua disposição todas as soluções para estar em conformidade, regular e dinamizar a produtividade das suas estações de tratamento de águas residuais industriais e estações de águas municipais (urbanas).

A Air Liquide trabalha em estreita colaboração com as empresas industriais e oferece competências e uma experiência insuperáveis. Cada solução é fruto de estudos constantes para melhorar as obras de sistemas de saneamento e as intervenções em redor da água e do saneamento. 

Que tipos de águas podem ser tratados?

Todas as águas urbanas captadas (escoamento de águas pluviais, compostos orgânicos e inorgânicos presentes nas águas fecais) podem ser tratadas diretamente na estação de tratamento.

NEXELIA™, a solução de despoluição no centro da questão crucial da escassez da água

A Air Liquide propõe a solução mais fiável, mais avançada e mais eficiente para o tratamento das águas residuais.

Nexelia™ inscreve-se num contexto particular em que a despoluição da água se tornou uma prioridade:

No nosso planeta 844 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, o que representa 11 % da população mundial,
30% da população não beneficia de acesso a água da torneira, o que equivale a 2500 milhões de pessoas,
60% não estão ligadas a uma estação de tratamento segura.

O problema do tratamento das águas das fábricas

Esta escassez da água, fonte de tantas carências e doenças que afetam as populações envolvidas, deve-se em grande parte às ações de despoluição insuficientes ou inexistentes. Trata-se de um problema que afeta muitos milhões de habitantes da Terra. O que é facto é que as empresas e as coletividades têm a obrigação de tratar os efluentes produzidos pelas suas atividades. O tratamento desses efluentes pode comportar diversas etapas que se classificam em função da posição que ocupam no tratamento completo (primário, secundário e, por vezes, terciário). O resultado dos tratamentos tem de cumprir as disposições de normas europeias cada vez mais rigorosas.

Os industriais, em função do alvará de exploração que possuem, podem descarregar diretamente os seus efluentes para a rede, ou estão obrigados a realizar um pré-tratamento ou um tratamento completo do seu efluente. Num tratamento completo, a descarga pode fazer-se para o meio natural como um rio. O tratamento pode fazer-se segundo diferentes processos como processos físico-químicos (sobretudo primários), tratamento biológico (sobretudo secundário), tratamento oxidante com o ozono, por exemplo, ou a adsorção em carvão (sobretudo terciário). O conjunto destes tratamentos permite eliminar as diferentes formas de poluição, principalmente as formas carbonadas (hidrocarbonetos, álcool, ácido carboxílico, por exemplo) e azotadas que podem estar presentes na forma sólida, coloidal ou dissolvida.

E quanto ao tratamento das águas domésticas?

Há dois modos de tratamento para as águas domésticas. O tratamento individual e o tratamento coletivo. No quadro do tratamento coletivo, as águas domésticas ligadas à atividade e ao consumo dos seres humanos são captadas por redes que estão ligadas a uma estação de tratamento. As águas fecais correspondentes às águas sanitárias de quartos de banho e as águas domésticas, ou águas cinzentas, provenientes de chuveiros, casas de banho e cozinhas. No quadro dos efluentes urbanos, utiliza-se o equivalente por habitante para quantificar a poluição que é tratada numa estação de tratamento. A unidade: o equivalente por habitante corresponde, na Europa e principalmente, a 200 litros de água por dia contendo cerca de 60 gramas de poluição biodegradável (CBO5). Se necessitar de informações mais detalhadas, pode recorrer a sistemas de informação sobre a água que explicam aos consumidores o tratamento das águas, bem como o tratamento das lamas de depuração. Estes centros de informação sobre a água editam regularmente relatórios que se podem descarregar da Internet.

NEXELIA™, a resposta global para todas as necessidades

Com Nexelia™ para o Tratamento Biológico, Nexelia™ para a Oxidação Avançada ou Nexelia™ para a Neutralização de Efluentes, pode otimizar a capacidade de tratamento da sua estação de tratamento e controlar os seus custos de exploração.

Estas soluções de tratamento de águas desenvolvidas pela Air Liquide permitem otimizar o controlo da qualidade da água definida por si, com toda a simplicidade, e ainda lhe dão a garantia de responder às normas exigidas pela administração, em benefício dos municípios e das coletividades. De acordo com as circunstâncias, se ocorrerem excessos ou faltas de qualidade da descarga, Nexelia™ permite-lhe tomar as medidas necessárias para cumprir as exigências legais num prazo recorde, para além de beneficiar de uma manutenção regular das instalações de tratamento, garantia da eficácia das suas instalações e da continuidade da sua atividade.

Trabalhar com a AIR LIQUIDE traz-lhe mais vantagens

O CONHECIMENTO: A Air Liquide possui um conjunto de técnicos e especialistas que trabalham no tratamento das águas. As equipas da Air Liquide adaptam-se a cada caso específico e encontram sempre a solução ideal para a depuração das águas residuais em função de cada setor, estando ao seu lado no decurso do processo de tratamento das águas residuais.
O SERVIÇO DE A a Z: as soluções Nexelia™ abrangem o fornecimento de gás, o material e a manutenção das instalações de tratamento de águas residuais. Tudo isto as nossas equipas gerem com a máxima transparência, cumprindo rigorosamente o caderno de encargos vigente.

A Air Liquide está mais perto das suas necessidades de tratamento de águas

As respostas a todas as suas perguntas ligadas ao tratamento de águas…

Gostaria de fazer economias na sua estação de tratamento de águas e otimizar a eficácia desta?

Se observar um pico de poluição de difícil tratamento nas suas instalações atuais, a Air Liquide propõe-lhe uma solução adaptada. Não vale a pena levar a cabo obras de engenharia civil para aumentar a sua estação. Com Nexelia™ para o Tratamento Biológico, pode tirar partido de todas as vantagens do oxigénio puro em matéria de tratamento de águas. A sua estação de tratamento poderá então tratar os picos sem grandes alterações, e com as vantagens adicionais de redução do consumo de energia, dos problemas de espuma, da emissão de odores, de consumo de anti espuma, e uma flexibilidade acrescida da sua instalação para se adaptar à carga poluente recebida. Com esta solução evita pesados reinvestimentos reforçando a produtividade da sua estação de tratamento.

Gostaria de estar na posse de todos os dados sobre a água antes de fazer a sua escolha?

Estamos em condições de rapidamente avaliar a pertinência destas soluções com base nas informações que nos fizer chegar, e sempre com toda a confidencialidade. A nossa resposta integrará as eventuais adaptações necessárias da sua estação de tratamento para a solução com gás, o impacto da solução sobre as lamas da estação de tratamento.

Os gases no tratamento de águas

Para que servem os gases industriais nas estações de tratamento de águas?

O azoto gasoso utiliza-se na inertização de segurança de materiais inflamáveis como lamas secas, carvão ativado, nas estações de água potável, por exemplo.

O oxigénio é utilizado para reforçar a sua estação biológica e, em alguns casos, para oxidar compostos como sulfuretos, sulfitos e outros compostos sulfurosos que se podem encontrar nos efluentes.

O dióxido de carbono é utilizado na produção de água potável para o equilíbrio calco-carbónico da água, bem como para a neutralização dos efluentes alcalinos, em substituição dos ácidos fortes, sempre perigosos em termos de manipulação e armazenagem.

O ozono, dependendo das zonas geográficas do globo, é muitas vezes produzido a partir do oxigénio puro, e utiliza-se na desinfeção da água, bem como nos tratamentos terciários, a fim de eliminar a cor, a CQO refratária, os micropoluentes, etc.

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal