Enrobage cryogénique Air Liquide

Recobrimento criogénico

A Air Liquide explica-lhe os diferentes processos do recobrimento
criogénico dos alimentos a temperaturas muito baixas.

A procura de produtos alimentares ultracongelados do tipo de pratos cozinhados rápidos e cobertos de molho é elevada por parte dos consumidores.

Para as empresas, investir em tecnologia e instalações (IQF, misturador, recobrimento criogénico) é uma solução adequada para desenvolver uma gama de alimentos que satisfazem as novas necessidades dos consumidores, o que tem a vantagem de ser rapidamente rentável.

Neste contexto, as empresas alimentares podem obter melhor rendimento do seu processo produtivo através do  processamento criogénico de misturas cobertas de molho (como, por exemplo, legumes, frutas, ou carne).

O que é o recobrimento criogénico de alimentos?

O recobrimento criogénico é uma aplicação patenteada que funciona com azoto. Esta aplicação a  temperatura ultrabaixa permite ultracongelar alimentos e alimentos transformados de forma instantânea, preservando as suas qualidades nutritivas e as suas características. A especificidade da aplicação é que possibilita revestir, congelar e misturar os alimentos ao mesmo tempo.


Existem dois processos de recobrimento: o recobrimento criogénico em contínuo e em  descontínuo (batch).

O recobrimento em contínuo

fruta recobrimento criogenico Air Liquide

O recobrimento em contínuo é uma técnica diferente, que não necessita de intervenção humana para carregar e descarregar a cuba, logo existe menor necessidade de formação. Esta componente de automatização permite não só uma maior segurança na instalação, mas também uma produção mais rápida e ininterrupta.

O gás utilizado para este processo é o azoto líquido. Se necessário, é possível aplicar frio complementar à saída do recobrimento, potenciando os efeitos deste processo no que diz respeito à qualidade e ao aspeto dos produtos. Além disso, o volume de amostras de produtos não conforme é mais baixo.

O recobrimento em descontínuo

macaron Recobrimento criogénico Air Liquide

O recobrimento com molho através de um sistema descontínuo ou batch é mais conhecido em relação ao contínuo. Consiste em primeiro colocar o produto ultracongelado que se pretende revestir numa cuba e, numa segunda fase, adicionar o molho e o azoto líquido.

O processo é repetido mais uma vez para obter um produto com melhor revestimento. Com um equipamento em batch, a taxa de recobrimento é de 50% no máximo. Para uma carga de produção com um peso da ordem de uma tonelada, apenas necessita de uma hora e meia (carregar, tratar e descarregar) para realizar o processo.

A Air Liquide propõe soluções criogénicas adaptadas ao desenvolvimento de cada atividade, mesmo para produtos com propriedades e atributos específicos. Os nossos especialistas estão disponíveis para atender qualquer pedido ou esclarecimento, analisar cada caso e avaliar as condições base de cada cliente.

Tem alguma pergunta sobre a criogenia alimentar? Por favor preencha o nosso formulário de contacto

Os nossos especialistas responder-lhe-ão em menos de 24 horas
Data and privacy