Regulamento (CE) Nº 1272/2008 sobre Classificação, Rotulagem e Embalagem de Substâncias e as suas misturas (CLP)

Recentemente entrou em vigor dois Regulamentos Europeus sobre os compostos químicos e sua utilização segura, denominados REACH e CLP.

O regulamento REACH (Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas), visa melhorar a protecção da saúde e do ambiente, identificando melhor as propriedades intrínsecas das substâncias químicas. Foi publicado em 2006 e começam agora a entrar em vigor em obrigações de registo e classificação de algumas substâncias.

O CLP (classificação, rotulagem e embalagem) centra-se na implementação de um modelo comum de comunicação em relação aos potenciais riscos das substâncias químicas tanto nos formatos como na terminologia.    

A Air Liquide, como líder mundial dos Gases para a Industria, a Saúde e o Ambiente está totalmente em sintonia com o espírito destas Normas, pois a Segurança é nossa prioridade.  

Como consequência directa, temos o prazer de informar que a partir do dia 1 de Dezembro de 2010 estão actualizadas de acordo com os requisitos destes 2 regulamentos as Fichas de Segurança para gases puros de uma única molécula (oxigénio, azoto, árgon, hidrogénio, dióxido de carbono, hélio, etc.)  

Estas Fichas já estão disponíveis na nossa página da internet para Portugal.

Em relação às misturas de gases e de acordo com o regulamento 2015 será o ano de implantação (a respectiva comunicação será feita em devido tempo).

Também as etiquetas das garrafas começarão a ajustar-se às novas exigências, como explicado no documento abaixo. 

Para qualquer informação entre em contacto connosco, teremos o maior prazer em esclarecer qualquer dúvida.