Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Tratamento de águas
Remineralização da água e neutralização com CO2 – Tratamento de águas residuais

A Air Liquide acompanha-o no seu processo de tratamento e de neutralização das águas. Com a solução de remineralização da água com CO2, será possível aumentar a dureza da sua água.

Descubra a nossa solução Nexelia™ para o tratamento de água potável → 

remineralizacao_agua_potavel

Com a nossa solução de remineralização da água com CO2, aumente a dureza das suas águas naturais fácil e economicamente

Pretende cumprir a regulamentação? Está a projetar uma fábrica de potabilização? Deseja optar por uma solução de tratamento da água que combine simplicidade e custos controlados? Com a solução de remineralização da água com CO2 da Air Liquide, pode obter todas as vantagens, seja qual for o volume de água a tratar.

A remineralização com CO2, um processo adaptado a todas as suas necessidades

Porque é necessário respeitar o equilíbrio calco-carbónico e cumprir as normas…

Em algumas regiões de Portugal, é necessário prever uma etapa de remineralização antes de tornar a água própria para consumo e obter a “água potável da torneira”. Com efeito, as águas naturais inventariadas nas diferentes regiões em causa apresentam diferentes graus de dureza e composições com defeito de sais minerais cálcio e magnésio.

Para tornar esta água potável, importa, pois, respeitar o equilíbrio mineral calco-carbónico e, deste modo, conferir-lhe características estáveis. Para tal, a contribuição do dióxido de carbono e da solução de cal é uma solução particularmente recomendada: este processo possibilita uma remineralização da água perfeita funcionando como excelente anticalcário e controlando o pH de forma rigorosa.

Acresce que a norma EN 936 relativa aos “Produtos químicos utilizados para o tratamento da água (potável) destinada ao consumo humano — Dióxido de Carbono”, impõe um critério de pureza baseado na Diretiva europeia 96/77/CEE de 2 de dezembro de 1996 que estabelece os critérios de pureza específicos dos aditivos alimentares (com exceção dos corantes e dos edulcorantes).

Independentemente da dimensão da sua fábrica, da quantidade de água tratada e da quantidade de calcário e de sais minerais (cálcio e magnésio) presentes, importa cumprir as regulamentações, e a Air Liquide pode acompanhá-lo neste processo.

As vantagens do dióxido de carbono para a remineralização

No quadro do processo de remineralização da água, o CO2 apresenta inúmeros trunfos, sendo por isso recomendado por todas as razões que se seguem:
• Afasta os riscos de manipulação ao utilizar um gás não corrosivo, armazenado sob forma inerte, e não sujeito a qualquer declaração ou autorização regulamentar,
• Elimina o calcário para que seja possível dispor de uma água potável própria para consumo.
• Regula com precisão o pH das águas a tratar, sem aumentar a sua salinidade.
• Protege as suas instalações dos riscos de corrosão, aumentando assim a sua durabilidade.
• Reduz o custo de conservação das redes de distribuição por meio de um equilíbrio das águas, e reduz o risco de dissolução do chumbo.
• Economiza reagentes de coagulação-floculação pelo ajuste fino do pH.

Aumente a segurança e elimine a corrosão da água ao mesmo tempo que otimiza os seus custos de manutenção graças ao CO2

Uma solução global que inclui gás, equipamentos e serviços

A Air Liquide propõe um conjunto de produtos e equipamentos que cumprem a norma EN 936 relativa à utilização do dióxido de carbono para as águas destinadas ao consumo humano.

As nossas tecnologias apresentam todas as garantias de desempenho, o que lhe permite beneficiar de soluções fiáveis, fáceis e rápidas de implementar, e sem qualquer constrangimento de exploração. Além disso, o aprovisionamento em CO2 é de uma grande simplicidade, podendo fazer-se sob diferentes formas: vrac, garrafas, quadros.

A vantagem da solução da Air Liquide reside igualmente na ampla gama de sistemas de remineralização sob a forma de injeção de CO2 propostos:
• Skids de dosagem flexíveis de 0 a 120 kg/h em função da dimensão da sua instalação.
• Misturador em linha de DN10 à DN300 e velas porosas.
• Vaporizadores elétricos ou atmosféricos com capacidade entre 0 e 500 kg CO2/h.

A prioridade da Air Liquide é responder às suas necessidades e propor-lhe uma resposta inteiramente à sua medida. É por isso que os nossos processos são adaptáveis em função dos seus constrangimentos e objetivos.

Sabe qual é a diferença entre a osmose e a osmose inversa?
Uma unidade de osmose é um equipamento que permite filtrar a água salina da água não salina graças a uma membrana semipermeável (também denominada cartucho de remineralização).
A osmose inversa funciona ao contrário: aplica-se uma pressão e esta capta os resíduos (pesticidas, sujidades, corpos estranhos, etc.). Assim, a filtração faz-se graças ao caudal que atravessa o cartucho (cartucho de remineralização).

Um amplo leque de serviços à sua disposição

A nossa experiência para casos particulares está à sua disposição

A Air Liquide propõe-lhe os conhecimentos processuais que possui para validar as dosagens, os modos de regulação, o modelo dos reatores de dissolução e a instrumentação.

Os nossos especialistas estão à sua disposição para lhe dar assistência nos domínios da engenharia e da conceção de instalações em conformidade com a regulamentação em vigor e em todas as fases do seu projeto, colocando à sua disposição um conjunto de serviços de elevado valor acrescentado.

Porquê escolher a oferta da Air Liquide para a remineralização da água?

  • Uma grande segurança: armazenado no estado líquido ou gasoso, o dióxido de carbono é inerte e não necessita de qualquer manipulação. A implementação de uma instalação de armazenagem e de dosagem de CO2 não exige qualquer pedido de declaração junto das instâncias regulamentares.
  • Uma regulação controlada: a curva de acidificação da água pelo ácido carbónico é suave, pelo que o CO2 possibilita uma regulação fina do pH sem risco de sobre acidificação.
  • A característica não corrosiva do produto permite, pois, aumentar significativamente a durabilidade dos materiais. Assim, a taxa de substituição dos materiais das suas instalações (filtrações, contadores, purificadores, porta-filtros, etc.) será melhor.
  • Associado à injeção de solução de cal para a remineralização da água, o CO2 permite ajustar as propriedades de pH e de equilíbrio calco-carbónico (cálcio e magnésio) das águas.
  • Uma equipa de especialistas à sua disposição para o acompanhar ao longo de todo o seu projeto logo a partir da elaboração do caderno de encargos.
  • Uma ampla gama de equipamentos clássicos e sofisticados para vaporizar, dosear e dissolver o dióxido de carbono.

As nossas soluções para tratamento de águas

Há muitas possibilidades para o tratamento dos seus efluentes.
Quer saber qual é o mais adequado para a sua fábrica?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da água.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal