Passar para o conteúdo principal
Idioma

Segurança, Qualidade e Ambiente

Abrir

Notícias

Abrir

A minha conta

Idioma

Tochas de soldadura

A Air Liquide partilha a sua grande experiência sobre tochas de soldadura.

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

tochas_soldadura_banner

O que é uma tocha de soldadura?

Uma tocha de soldadura é um dos principais elementos de uma máquina de soldadura, sendo utilizada na soldadura manual, automática ou robotizada.

Tochas TIG

As tochas de soldadura TIG estão ligadas à corrente elétrica e ao gás por um feixe de ligação (existem diferentes comprimentos). Estão disponíveis vários tipos de tochas TIG: as tochas manuais – com um metal de adição sob a forma de vareta -, as tochas automáticas ou robotizadas, com o metal de adição na forma de bobina. Alguns processos permitem utilizar um fio quente, o que aumenta a produtividade.

esquema_tocha_tig

Tochas de soldadura por plasma

Os processos de plasma são utilizados para a soldadura numa base de chapa fina ou média, tratando-se de um processo eficaz. O arco elétrico permite criar uma densidade de energia mais elevada do que sucede com outros processos. Esta densidade de energia funde a peça e o fio de adição, que vão constituir o banho de fusão.

esquema_soldadura_plasma

Tochas de soldadura MIG/MAG

As tochas de soldadura MIG/MAG estão equipadas com um fio elétrodo, que está na base da formação do arco elétrico. Podemos encontrar diferentes tipos de tocha em função do processo: manual ou automático/robotizado.

O tubo de contacto permite colocar o fio no potencial e assim formar o arco elétrico na extremidade do fio, servindo igualmente de guia-fios.

Quer se trate de MIG/MAG ou TIG, há um gatilho que permite iniciar o processo de soldadura. Dependendo dos geradores, a pressão no gatilho pode ser configurada em pressão simples ou de manutenção: início, paragem, ciclos entre os diferentes programas para mudanças de posição de soldadura, por exemplo.

esquema_tochas_soldadura_migmag

Arrefecimento das tochas MIG MAG ou TIG

Há dois tipos de arrefecimento para as tochas MIG/MAG ou TIG: as tochas arrefecidas por água e as tochas arrefecidas por ar.

  • As tochas MIG/MAG ou TIG são arrefecidas pelo ar que as rodeia.
  • As tochas MIG/MAG ou TIG arrefecidas por água são alimentadas por um sistema de arrefecimento líquido, integrado ou não na máquina de soldadura.
    As tochas arrefecidas por água são, em geral, utilizadas para elevados fatores de marcha, particularmente em processo automático ou processo robotizado.

As tochas de aspiração

As tochas de aspiração são, regra geral, tochas de soldadura MIG/MAG (processo GMAW). As emissões dos gases de soldadura podem ser mais ou menos significativas em função dos metais de adição, dos modos de transferência utilizados, da taxa de oxidação do gás de proteção, do estado de limpeza das chapas, etc., sem que esta lista seja exaustiva. As tochas de soldadura MIG/MAG de aspiração foram desenvolvidas para a aspiração dos gases na origem, mas não excluem outros equipamentos complementares adaptados aos processos MIG/MAG como, por exemplo, as hottes de aspiração.

Se tiver dúvidas entre diferentes tochas, a Air Liquide e os seus especialistas profissionais em soldadura estão em condições de lhe dar todos os esclarecimentos.

As nossas soluções para soldadura

Soldadura industrial →

Arcal →

Albee →

Flamal →

Exeltop →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal