Passar para o conteúdo principal

Segurança, Qualidade e Ambiente

View

Boletim AL Informa

View

Tratamento Biológico de Águas

Descubra a solução realmente eficaz que Nexelia™ lhe pode proporcionar

O tratamento de águas residuais é um tema com forte impacto no nosso ecossistema. Como resultado, exigem-se tecnologias fiáveis para cumprir regulamentações de descarga de águas residuais cada vez mais rigorosas e que contribuem para preservar o meio ambiente.

Nexelia™ para Tratamento Biológico

Nexelia™ para Tratamento Biológico é uma solução integral que consiste em introduzir oxigénio puro nos reatores biológicos para potenciar a respiração dos microrganismos que constituem a lama ativa e favorecer a degradação de matéria orgânica biodegradável. Para isso utilizam-se equipamentos especialmente desenvolvidos para dissolver oxigénio puro na água residual e fornecer a agitação necessária no processo.

O tratamento de águas residuais é cada vez mais um tema com forte impacto no nosso ecossistema. Em algumas regiões a água é escassa e a proteção do ambiente é uma necessidade real. Daqui resulta que se exigem tecnologias fiáveis para cumprir regulamentações cada vez mais rigorosas. Nexelia™ para Tratamento Biológico é uma solução viável em depuradoras de águas residuais municipais e industriais.

Estação de tratamento de águas

Fornecimento de oxigénio

A injeção de ar nem sempre proporciona oxigénio dissolvido em quantidade suficiente. A injeção de oxigénio puro permite assegurar a disponibilidade de oxigénio em qualquer momento.

A injeção de oxigénio puro é uma solução económica, fiável e eficiente para evitar as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) responsáveis pelos maus cheiros e para eliminar os fenómenos de formação de espuma. Realiza-se a partir do armazenamento em fase líquida, ou em fase de gás produzido por geradores a baixa pressão.

NEXELIA VENTOXAL

PDF - 912.23 KB

Injeção de oxigénio com equipamentos da Air Liquide

OXY INJETOR-VENTOXAL: equipamentos de recirculação com bomba submersa e sistema de transferência mediante venturi-ejetores projetados para capacidades de aplicação de oxigénio e agitação variáveis

OXY INJETOR-TURBOXAL: sistema de transferência de turbina flutuante misturadora que impulsiona pequenas bolhas de gás radialmente e para baixo facilitando a dissolução em reatores biológicos pouco profundos e lagunagens.

NEXELIA TURBOXAL

PDF - 865.02 KB

Completo apoio técnico dos nossos especialistas

Com Nexelia™ a Air Liquide coloca à sua disposição a assistência técnica dos nossos especialistas em tratamento de águas, desde a auditoria da capacidade do seu atual sistema de arejamento até aos projetos preliminares e detalhados, bem como na implementação completa em poucos dias, que inclui instalação, monitorização e manutenção.

Que benefícios oferece a solução Nexelia™

  • Melhoria da capacidade: o oxigénio puro dissolve-se melhor na água do que o oxigénio do ar, aumentando a velocidade de transferência e a concentração de saturação. Assim, com oxigénio puro é possível aumentar a capacidade da depuradora até 50%.
  • Economia de custos de exploração: com os equipamentos de Nexelia, a energia consumida para dissolver oxigénio puro regista uma redução de 50% no que se refere aos equipamentos de arejamento. Os custos de exploração e manutenção baixam 25%.
  • Investimento reduzido: a utilização de oxigénio puro permite reduzir o tamanho do reator biológico de uma nova depuradora ou aumentar a capacidade de uma instalação já existente. Além disso, uma maior dissolução de oxigénio permite a nitrificação (oxidação biológica do amoníaco).
  • Sem espumas: a oxigenação do flóculo biológico melhora com oxigénio puro. Reduz-se a presença de bactérias filamentosas e o flóculo torna-se mais compacto. A sedimentação melhora evitando o aparecimento de espumas e a flutuação da lama na superfície do clarificador.
  • Sem cheiros: ao utilizar oxigénio puro não há dissolução de azoto do ar e o volume de gás não dissolvido reduz-se ao mínimo, evitando o arrastamento de componentes leves e voláteis que produzem cheiros.