Passar para o conteúdo principal
Idioma

A minha conta

Idioma

Tratamento biológico de águas residuais industriais: como funcionam os dispositivos de injeção de gás?

A Air Liquide explica-lhe o tratamento biológico das águas residuais industriais. Ficará a conhecer o funcionamento e os passos necessários da injeção do gás na água e a sua transferência.

A Air Liquide é um líder dos gases industriais e respetivas aplicações. O oxigénio  pode ser utilizado em qualquer estação de tratamento de águas residuais, sejam estações urbanas (ETARs) ou grandes empresas, no tratamento primário ou no tratamento secundário ou biológico.  

Quer aprofundar este tema com os nossos especialistas? Contacte-nos →

tratamento_biologico_aguas

Porquê utilizar o tratamento biológico no processo de tratamento de águas residuais?

O oxigénio constitui uma nova solução de depuração biológica  que permite tratar uma quantidade de água residual 2,5 a 3 vezes maior do que o permitido pela capacidade da bacia num tratamento clássico com ar, sem grandes obras. Os custos de uma estação de tratamento biológico são menores e adaptam-se na perfeição às instalações já existentes, permitindo gerir os fluxos de produção das atividades industriais.

Para além destas funções principais, esta solução de tratamento de águas residuais industriais tem vantagens como a redução dos odores.

O tratamento biológico é solução de grande eficácia elevada na eliminação de bactérias e de vírus, não apresentando riscos de saúde e segurança para os seus utilizadores.

Como funciona o tratamento biológico?

O tratamento biológico é uma tecnologia que se inspira no meio natural, misturando lamas ativadas com a água residual. As lamas ativadas são constituídas por agregados de microorganismos naturais, na sua maioria aeróbios, que se agregam em flocos, que decantam bem, alimentando-se da poluição orgânica do efluente e proliferam, produzindo mais lama.  

A etapa final consiste numa decantação, destinada a filtrar a água tratada da lama, que contém as bactérias orgânicas.
A seguir, a estação deve proceder a um tratamento das lamas. Uma grande parte será reciclada, regressando ao processo biológico.

Antes de descarregar a água para o meio natural, temos de verificar a qualidade da mesma, medidas que podem ser levadas a cabo sob a forma de CQO (Carência Química em Oxigénio) ou de  CBO (Carência Bioquímica em Oxigénio). Cada estação de tratamento tem de respeitar uma quota imposta por lei, a fim de não perturbar o sistema aquático com as suas descargas.

Qual é a diferença de funcionamento entre um tratamento aeróbio e um tratamento anaeróbio numa estação de tratamento?
Num tratamento aeróbio, a água e a lama sofrem um arejamento com oxigénio (ação humana), ao passo que no tratamento anaeróbio, o processo decorre na ausência total de oxigénio. Nos dois casos, ocorre uma eliminação das matérias ativas em suspensão e diluídas como as gorduras e os óleos.

Quais são os dispositivos de injeção de gás para um processo biológico de tratamento de efluentes?

A aplicação do gás e as nossas soluções adaptam-se a qualquer tipo de instalação, sendo necessário primeiro estudar as necessidades em oxigénio da estação de tratamento de águas residuais na qual o sistema será implementado.

Para tratar uma grande quantidade de águas residuais, é necessário optar por uma tecnologia capaz de tratar uma elevada dose de oxigénio (até 240 kg/h). TURBOXAL é o injetor desenhado para este processo. Trata-se de um aparelho flutuante que pode ser utilizado sozinho ou em complemento de um equipamento de fundo de bacia de arejamento como o VENTOXAL. O VENTOXAL é fornecido com uma bomba imersa e permite um processo de arejamento da bacia significativo. Permite ainda tratar materiais como gorduras, óleos e fósforo.

Para necessidades reduzidas de tratamento de águas residuais, o nosso conselho é adotar soluções diferentes. O BICONE é um saturador cuja capacidade pode atingir 78 kg/h. Se os seus efluentes ainda necessitarem de menos, POROXAL, que pode tratar até 35 kg/h, serve perfeitamente.



Se o seu projeto é optar por este tipo de processo de tratamento de águas residuais, ou se tiver alguma questão complementar, não hesite em contactar-nos. Os nossos especialistas possuem sólidos conhecimentos sobre os processos biológicos e trabalham lado a lado com diversas explorações e estações de tratamento. Eles saberão dar-lhe os melhores conselhos e orientações, e encontrar os elementos certos que se adaptam às necessidades e especificidades de cada estação de tratamento de águas residuais industriais.

As nossas soluções para tratamento de águas

Há muitas possibilidades para o tratamento dos seus efluentes.
Quer saber qual é o mais adequado para a sua fábrica?
Descubra as nossas soluções para tratamento biológico, regulação do pH e purificação da água.

Tratamento de águas residuais →

Neutralização do pH →

Oxidação avançada →

Tratamento biológico de águas →

Tem alguma necessidade ou pergunta sobre as nossas soluções?
Complete este formulário, a equipa da Air Liquide entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.
Endereço

Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Arlíquido Lda
Rua Dr António Loureiro Borges, 4-2º
Arquiparque-Miraflores
1495-131 Algés - Portugal